Portal O Dia

Comissão da Alepi aprova que feriados no Piauí sejam remanejados para sexta-feira

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta segunda-feira (15), a proposta que remaneja para as sextas-feiras os feriados que caírem às terças, quartas ou quintas-feiras. A matéria é de autoria do deputado Hélio Rodrigues (PT) e teve relatoria do deputado Rubens Vieira (PT).

Airton Costa/O Dia
Comissão da Alepi aprova que feriados no Piauí sejam remanejados para sexta-feira

De acordo com o texto, ficam excluídos da regra os feriados de 1º de janeiro (Ano Novo), 1º de maio (Dia do Trabalhador), 7 de setembro (Independência do Brasil), 19 de outubro (Dia do Piauí) e 25 de dezembro (Natal), que permanecem em suas datas originais.

A ideia é que todos os feriados que caírem nas terças, quartas e quintas sejam transferidos automaticamente para as sextas-feiras para não haver possibilidade de “enforcar” um dia ou dois entre o final de semana e o próximo dia útil. É que no Brasil é comum que um feriado que caia no meio da semana acabe afetando os dias úteis próximos.

Por exemplo, um feriado comemorado na terça em geral “enforca” a segunda-feira para emendar tudo com o fim de semana. Ou um feriado comemorado na quinta, que em geral “enforca” a sexta para, de novo, criar um feriadão prolongado com o final de semana.

Ao justificar a proposta, Hélio Rodrigues afirmou que a medida pode trazer impactos positivos ao evitar os chamados “dias enforcados” antes e após os feriados, o que, segundo ele, reduz perdas de produtividade e prejuízos ao comércio. “Não podemos desconsiderar que uma quantidade elevada de feriados prejudica relativamente às atividades econômicas de qualquer país”, destacou o parlamentar.

Ainda segundo o deputado, a ampliação do final de semana estimulará o aumento do número de viagens internas e, consequentemente, aqueceria setores como o turismo, hotelaria e transporte.

A matéria foi aprovada pela CCJ, com registro de abstenção do deputado Fábio Novo (PT), que esteve presente na reunião, mas optou por não votar.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.