O edital da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi publicado nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial da União (DOU). Conhecido como “Enem dos concursos”, o processo reúne vagas de diferentes órgãos e ministérios em um único certame. As inscrições começam nesta quarta-feira (2) e vão até o dia 20 de julho.
LEIA TAMBÉM
A edição de 2025 do Concurso Nacional Unificado oferece 3.642 vagas em 32 órgãos públicos. As oportunidades estão distribuídas entre cargos de níveis médio, técnico e superior. As inscrições começam amanhã (02) e vão até o dia 20, exclusivamente pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora responsável pela aplicação das provas. A taxa de inscrição é de R$ 70.
As provas objetivas serão aplicadas para o dia 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 municípios espalhados por todos os estados e o Distrito Federal. A segunda etapa, composta por prova discursiva, será aplicada no dia 7 de dezembro, apenas para os candidatos aprovados na etapa anterior. A divulgação da primeira lista de classificados está prevista para 30 de janeiro de 2026.
Entre as novidades anunciadas pelo governo, estão as destinações de cotas. As vagas estão assim divididas: 65% para ampla concorrência, 25% para pessoas negras, 3% para indígenas, 2% para quilombolas e 5% para pessoas com deficiência
Blocos temáticos
Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos organizados por áreas de atuação semelhantes. O modelo – já adotado na edição anterior do concurso – permite que os candidatos concorram a diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com uma única inscrição.
No momento em que fizer sua inscrição, o participante poderá definir a lista de preferência, de acordo com interesses profissionais, formação acadêmica e experiência.
a) Anexo I, que contempla o Bloco Temático 1 - Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência Social;
b) Anexo II, que contempla o Bloco Temático 2 - Cultura e Educação;
c) Anexo III, que contempla o Bloco Temático 3 - Ciência e Tecnologia;
d) Anexo IV, que contempla o Bloco Temático 4 - Engenharia e Arquitetura;
e) Anexo V, que contempla o Bloco Temático 5 - Administração;
f) Anexo VI, que contempla o Bloco Temático 6 - Desenvolvimento Socioeconômico;
g) Anexo VII, que contempla o Bloco Temático 7 - Justiça e Defesa;
h) Anexo VIII, que contempla o Bloco Temático 8 - Intermediário - Saúde; e
i) Anexo IX, que contempla o Bloco Temático 9 - Intermediário - Regulação.
Cronograma do CNU 2025
- Inscrições: de 2 a 20/07/2025
- Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 2 a 8/07/2025
- Prova objetiva: 05/10/25, das 13h às 18h
- Convocação para prova discursiva: 12/11/25
- Convocação - confirmação de cotas e PcD: 12/11/25
- Envio de títulos: 13 a 19/11/25
- Procedimentos de confirmação de cotas: 8/12 a 17/12/25
- Prova discursiva para habilitados na 1ª fase: 7/12/25
- Previsão de divulgação da primeira lista de classificação: 30/01/2026
Com informações da Agência Brasil
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.