Portal O Dia

Bobbie Goods: como atividades artísticas ajudam a regular o emocional e a atenção

Nos últimos meses, uma tendência tem chamado a atenção entre jovens e adultos: os livros de colorir Bobbie Goods. Com temáticas acolhedoras e que remetem às atividades diárias, os cadernos conquistaram o público não somente pela estética, mas também por serem aliados contra a ansiedade, o estresse e o excesso de tempo diante das telas.

A psicóloga Vitória Antão Rosa explica que o sucesso dos livros da Bobbie Goods está diretamente relacionado a uma necessidade contemporânea crescente: a de se desconectar. “Os livros Bobbie Goods refletem uma necessidade atual das pessoas, que é a de buscarem fazer algo fora do celular, fora da internet e das telas. Então, o mercado entendeu essa necessidade e está investindo cada vez mais nisso”, afirma.

Assis Fernandes/ODIA
A psicóloga Vitória Antão Rosa explica que atividades artísticas e manuais ativam áreas específicas do cérebro ligadas à concentração e à regulação emocional, promovendo bem-estar e melhorando a atenção

Mais do que uma moda, o uso de livros de colorir e outras práticas artísticas vêm sendo estudado e valorizado por especialistas em saúde mental. Atividades como pintura, crochê, modelagem em argila ou cerâmica ativam áreas específicas do cérebro ligadas à concentração e à regulação emocional, promovendo bem-estar e melhorando a atenção.

Quando a gente está em uma atividade artística que exige concentração, ela geralmente mexe com algumas áreas do nosso cérebro, como o córtex pré-frontal e o hipocampo. Essas áreas são muito úteis na regulação emocional, na atenção e na concentração

Vitória Antão Rosapsicóloga

Isso significa que o envolvimento com atividades manuais e criativas ajuda a acalmar a mente, aliviar a ansiedade e até melhorar o foco, algo que se tornou desafiador em tempos de hiperconectividade. A prática de atividades sensoriais, como colorir, é considerada uma forma eficaz de manter-se no presente. Assim, ao focar em detalhes, o cérebro desvia a atenção de pensamentos repetitivos ou ansiosos e volta-se para a atividade que está sendo realizada.

Outro aspecto importante destacado pela especialista é a substituição de hábitos desadaptativos, como o uso excessivo de telas, por alternativas mais saudáveis e prazerosas. “Sempre que tentamos tirar um comportamento que não é saudável, precisamos colocar outro no lugar. Não dá só para dizer ‘vou retirar isso’. É preciso uma motivação, uma nova atividade que seja tão atrativa quanto a anterior”, comenta a profissional.

Assis Fernandes/ODIA
Bobbie Goods livro pintar

E essa é a proposta dos livros Bobbie Goods e de outras atividades manuais. Esses livros oferecem estímulos prazerosos, mas equilibrados, diferente do que é liberado pelo uso constante de celulares ou redes sociais. Ao substituir telas por hobbies criativos, percebe-se ainda uma melhora no sono, na redução da irritabilidade e até no fortalecimento da memória e do aprendizado.

Além de serem um passatempo, os livros Bobbie Goods e outras práticas artísticas tornam-se não somente um novo hobby, mas também uma possibilidade de socialização. “É útil para a saúde de modo geral, porque as atividades artísticas geram bem-estar, relaxamento e prazer”, conclui a psicóloga Vitória Antão Rosa.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.