Portal O Dia

Bitcoin: entenda o que é e como funciona essa moeda virtual.

O Bitcoin é uma criptomoeda criada em 2008 por uma pessoa ou grupo de pessoas usando o pseudônimo de Satoshi Nakamoto. É uma moeda digital descentralizada que permite transações sem a necessidade de um intermediário, como um banco, por exemplo. O nome da tecnologia utilizada é “peer-to-peer”, o que facilita a transação entre as partes envolvidas, permitindo-as mandarem e receberem Bitcoins através de uma carteira digital.

A moeda é operada em uma rede descentralizada chamada de “blockchain”, onde todas as transações são registradas publicamente em um livro-razão distribuído. Mas, apesar das transações serem públicas e rastreáveis, os usuários podem manter um certo grau de anonimato, já que são associadas a um endereço criptográfico e não à sua identidade pessoal.

Outro ponto interessante é que a emissão total de Bitcoins é limitada a 21 milhões de unidades, sendo que esse número é diminuído pela metade a cada quatro anos, em eventos chamados de “halvings”. No primeiro halving, que ocorreu em 28 de novembro de 2012, a emissão caiu de 50 para 25 BTC por bloco emitido a cada 10 minutos, aproximadamente. No segundo, em 9 de julho de 2016, foi reduzida de 25 para 12,5 BTC; no terceiro, em 11 de maio de 2020, passou de 12,5 BTC para 6,25 BTC. Após o halving de 2024, 3,125 BTC serão emitidos a cada 10 minutos.

Ernst & Young
Evolução do valor do Bitcoin desde sua criação até o presente.

O Bitcoin pode ser usado para comprar bens e serviços, tanto online quanto em estabelecimentos físicos que aceitam a criptomoeda. Em Setembro de 2021, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, adotou o bitcoin como moeda de curso legal. Mas, a função de compra de bens não é a única utilidade da moeda, isso porque, muitos investidores estão diversificando os seus investimentos e adotando a criptomoeda com a expectativa de alta em seu valor.

Todavia, uma das características do Bitcoin é a sua alta volatilidade, o que o inclui nas opções de investimentos de risco elevado. O valor desse criptoativo tem mostrado uma trajetória de alta significativa desde a sua criação. Ele passou de valer centavos para atingir um pico histórico de mais de U$60.000 por Bitcoin em 2021. Ontem (29), a moeda operou em alta e chegou próximo de U$70.000, impulsionada pelo discurso do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma conferência voltada ao setor de criptoativos.

 

Se você se encaixa no perfil mais arrojado de investimentos e tem interesse em investir em Bitcoin, o primeiro passo é escolher uma plataforma ou exchange de criptomoedas, que funciona como uma espécie de corretora para operações no mercado. Depois disso, o processo é bem parecido com a compra e venda de ações na bolsa de valores, pois envolve uma corretora que permite ver o preço atual, a oferta, a demanda e o volume. Importante ressaltar que, nossos artigos não são recomendações de investimento.

É isso, turma. Espero ter tirado suas dúvidas sobre esse tema tão atual e interessante. Tem alguma dica ou ideia interessante que gostaria de ver por aqui? Conta pra gente através do e-mail nordman@live.com, será um prazer trocarmos essa ideia. Nos vemos na próxima terça. FUI!