O prazo para os beneficiários do programa Bolsa Família realizarem o acompanhamento obrigatório de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) encerra na próxima sexta-feira (16). O procedimento é uma das condicionalidades exigidas pelo Governo Federal para garantir a continuidade do benefício.
De acordo com Elisabeth Lima, gerente de ações estratégicas da Fundação Municipal de Saúde (FMS), devem comparecer às UBSs, gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de 7 anos. Os atendimentos incluem consultas de pré-natal, atualização do calendário vacinal e avaliação nutricional. “Esses grupos precisam passar por avaliações de rotina para que o benefício não seja bloqueado ou suspenso”, explicou Elisabeth.
Ao chegar à unidade, o beneficiário deve se dirigir ao setor SAME, informando que recebe o benefício e que está realizando o acompanhamento exigido pelo programa. O descumprimento da condicionalidade pode resultar em bloqueio ou suspensão do pagamento.
Para continuar recebendo o Bolsa Família, as famílias precisam cumprir as condicionalidades do programa, como a frequência escolar de crianças e adolescentes e o acompanhamento de saúde de gestantes, crianças e nutrizes, conforme as orientações do Sistema Único de Saúde (SUS).
O não cumprimento das condicionalidades pode levar a advertência, bloqueio ou suspensão do benefício. A consulta da situação cadastral pode ser realizada ligando para o número 121 ou acessando os canais do CadÚnico.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.