Portal O Dia

Washington Bandeira intensifica articulação dentro do PT e base aliada após ser indicado por Rafael Fonteles para vice

Na semana em que foi anunciado pelo governador Rafael Fonteles (PT) como o nome escolhido para compor a chapa majoritária como candidato a vice-governador do Piauí, o ex-secretário de Educação, Washington Bandeira, intensificou sua agenda política com encontros junto a lideranças e parlamentares do Partido dos Trabalhadores e da base aliada. A movimentação ocorre em meio às declarações de filiados históricos da sigla, que reforçam que a decisão final sobre o vice será tomada nas convenções partidárias previstas para julho deste ano.

Reprodução redes sociais
Washington Bandeira tem semana de reuniões com lideranças do partido e base aliada após anuncio de Rafael Fonteles.

Na disputa interna pela vaga, outros nomes também foram ventilados dentro do PT, como os dos deputados federais Francisco Costa e Merlong Solano. O que ganhou mais força, porém, foi o de Vinicius Dias, filho do ministro Wellington Dias, que vinha sendo cogitado como um dos favoritos até a manifestação pública de apoio de Rafael Fonteles a Washington Bandeira, movimento que redesenhou o cenário dentro da base governista.

Durante o anúncio, Rafael Fonteles destacou que a escolha foi resultado de “muito diálogo com lideranças políticas, sociais e dirigentes partidários da base aliada”, e consolidou o nome de Bandeira como um dos principais aliados de seu governo. Um dia antes da oficialização, o ex-secretário havia se reunido com o deputado Fábio Novo, presidente estadual do PT, para tratar da elaboração do programa de governo da campanha à reeleição.

Desde então, Washington Bandeira tem cumprido uma série de encontros políticos. Ele se reuniu com os deputados Rubens Vieira, Evaldo Gomes, Elisângela Moura, Dr. Hélio Oliveira e Gil Carlos, todos integrantes da base aliada. Também se encontrou com o vereador e presidente do diretório municipal do PT em Teresina, João Pereira, além de membros do diretório estadual, como Marcelino Fonteles, Conceição Andrade, Nina Rosa e Luana Saraiva.

Bandeira tem buscado fortalecer sua presença dentro do partido, reafirmando que “não sente resistências dentro da sigla” e que se sente acolhido desde sua filiação ao PT, em 2024. No entanto, a definição oficial sobre quem ocupará a vaga de vice na campanha de reeleição de Rafael Fonteles ocorrerá apenas em julho, durante as convenções partidárias, quando serão definidos também os nomes que disputarão os cargos proporcionais e majoritários pelo partido.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.