As duas principais categorias de uma das maiores premiações americanas do cinema são do Brasil. O filme “O Agente Secreto” levou o prêmio de melhor filme e o ator Wagner Moura levou o de melhor ator pelo New York Film Critics Circle Awards (NYFCC), prêmio do Circuito de Críticos de Nova York. O anúncio foi feito nesta terça-feira (02).
O NYFCC é uma organização americana de críticos de cinema fundada em 1935. Seus membros incluem 30 críticos de cinema de jornais diários e semanais, revistas e publicações online de Nova York. É tradição que os vencedores da premiação tenham um bom desempenho na corrida pelo Oscar, a premiação mais importante do cinema mundial.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o filme “O Agente Secreto” acompanha Marcelo, um homem que se muda para Recife em 1977 para fugir de um passado misterioso e acaba se envolvendo em uma teia de conspirações. A trama mescla drama, suspense, humor e é ambientado durante a ditadura militar no Brasil. É o filme brasileiro escolhido para representar o país no Oscar 2026.
Esta é a segunda vez que cineasta Kleber Mendonça Filho vence uma categoria no Circuito de Críticos de Nova York. Em 2020, o filme “Bacurau”, que também foi dirigido por ele, ganhou na categoria de Melhor Filme Internacional.
Nas redes sociais, Kleber brincou com a notícia da vitória de “O Agente Secreto” na premiação. “Grato. Uma grande notícia. Preciso de um drink”, disse o diretor. Os brasileiros comemoraram a premiação e alguns chegaram até a comentar que o Oscar de Melhor Ator para Wagner Moura ficou ainda mais próximo depois disso.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.