Portal O Dia

Vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos é prorrogada até junho de 2026

O Ministério da Saúde prorrogou em seis meses o prazo para jovens de 15 a 19 anos que ainda não se vacinaram contra o HPV garantirem a imunização. A estratégia de resgate vacinal, que buscava retomar a cobertura vacinal dessa faixa etária, agora seguirá vigente até junho de 2026.

Lucas Dias/Semcom
Vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos é prorrogada até junho de 2026

Originalmente, o prazo para a vacinação se encerraria em dezembro. Segundo o ministério, a prorrogação tem como objetivo reforçar a proteção dos adolescentes e jovens em todo o país, garantindo que aqueles que perderam a oportunidade de se vacinar dos 9 aos 14 anos ainda possam receber a imunização.

Até dezembro deste ano, a estratégia de resgate aplicou 208,7 mil doses da vacina, sendo 91 mil em meninas e 117,7 mil em meninos. O ministério estima que, com a ampliação do prazo, será possível alcançar cerca de 7 milhões de jovens que ainda não receberam a imunização contra o papilomavírus humano.

A vacina está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser encontrada em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em ações externas, como em escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings.

O HPV está associado a diversos tipos de câncer, como o do colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço. A vacinação é considerada segura e fundamental para reduzir a circulação do vírus e prevenir esses casos a longo prazo. A estratégia de resgate vale para todos os 5.569 municípios brasileiros.

Desde 2024, o Brasil adotou o esquema de dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, substituindo o modelo anterior de duas doses. Para alguns grupos específicos, como pessoas imunocomprometidas, usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos, o esquema continua sendo de três doses. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar a UBS mais próxima para avaliação e atualização da carteira de vacinação.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.