Portal O Dia

Vacina contra HPV passa a prevenir cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova indicação para a vacina Gardasil 9. Com a decisão, o imunizante passa a ser utilizado também na prevenção de cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço.

A ampliação da indicação contempla crianças, adolescentes e adultos entre 9 e 45 anos. Especialistas reforçam que a vacinação deve ocorrer, preferencialmente, antes do início da vida sexual, uma vez que o papilomavírus humano (HPV) é transmitido principalmente por meio de relações sexuais.

Reprodução/Ministério da Saúde
Vacina contra HPV passa a prevenir cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço

Até então, a vacina já era indicada para a prevenção de cânceres do colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus, além de lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções persistentes causadas pelo HPV.

A nova aprovação se baseia em evidências científicas que apontam que a infecção persistente por tipos oncogênicos do vírus está diretamente relacionada ao desenvolvimento desses tumores. Estudos também demonstraram resposta imunológica robusta contra os subtipos virais associados aos cânceres de orofaringe e da região de cabeça e pescoço.

Com a decisão da Anvisa, a ampliação da cobertura reforça a importância da vacinação como estratégia de prevenção contra diferentes tipos de câncer associados ao HPV.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.