Portal O Dia

Uefa abre investigação sobre denúncia de racismo contra Vini Jr. na Champions

A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) anunciou, nesta quarta-feira (18), a abertura de uma investigação sobre “acusações de comportamento discriminatório” envolvendo o jogador brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, durante a partida contra o Benfica, pela Liga dos Campeões da UEFA.

Reprodução/Instagram
Uefa abre investigação sobre denúncia de racismo contra Vini Jr. na Champions

“Um inspetor de ética e disciplina da Uefa foi designado para investigar alegações de comportamento discriminatório durante o playoff da Liga dos Campeões entre Benfica e Real Madrid”, informou a entidade em comunicado.

O único gol da partida foi marcado pelo brasileiro aos cinco minutos do segundo tempo. Após a comemoração, Vinícius Júnior foi alvo de protestos por parte dos jogadores da equipe da casa. Segundo o atleta, nesse momento, Gianluca Prestianni teria coberto a boca com a camisa e o ofendido com a palavra “mono”, que significa “macaco” em espanhol.

Após o episódio, o brasileiro se manifestou nas redes sociais. “Racistas são, acima de tudo, covardes. Precisam colocar a camisa na boca para demonstrar como são fracos. Mas eles têm a proteção de outros que, teoricamente, têm a mesma obrigação de punir. Nada do que aconteceu hoje é novidade na minha vida e na da minha família. Recebi cartão amarelo por comemorar um gol, e ainda não entendi o motivo. Do outro lado, houve apenas um protocolo mal executado, que de nada serviu. Não gosto de aparecer em situações como essa, ainda mais depois de uma grande vitória, quando as manchetes deveriam ser sobre o Real Madrid, mas é necessário”.

Por outro lado, Gianluca Prestianni também utilizou as redes sociais para se defender. “Quero esclarecer que em nenhum momento dirigi insultos racistas ao jogador Vinícius Júnior, que infelizmente interpretou mal o que acredita ter ouvido. Jamais fui racista com ninguém e lamento as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid”.

Durante a transmissão da partida, é possível ver o momento em que o jogador argentino cobre a boca e se dirige ao brasileiro. No entanto, pelas imagens, não é possível realizar leitura labial.

O atacante do Real Madrid, Kylian Mbappé, saiu em defesa do companheiro ainda durante a discussão em campo. “Você é um racista”, teria dito. Após o jogo, afirmou que Prestianni “não merecia” disputar a Liga dos Campeões.

O jogo de volta acontece na próxima quarta-feira (25), no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri. O Real Madrid tem a vantagem após a vitória na primeira partida.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.