Portal O Dia

Tempestade: 202 municípios estão em alerta vermelho até sexta-feira (17); veja lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (16), um alerta vermelho de tempestade. Classificado como de “grande perigo”, o alerta atinge cerca de 202 municípios dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O aviso começa a valer a partir das 18h desta quinta-feira e segue até as 10h de sexta-feira (17).

© Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Tempestade: 202 municípios estão em alerta vermelho até sexta-feira (17); veja lista

De acordo com o Inmet, o alerta de tempestade prevê chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, ventos acima de 100 km/h e queda de granizo. As condições aumentam o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

As áreas mais afetadas incluem o Oeste Catarinense, Noroeste Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense e Centro Ocidental Rio-grandense, regiões onde o mau tempo deve se intensificar durante a madrugada.

Reprodução/ Inmet
Tempestade: 202 municípios estão em alerta vermelho até sexta-feira (17); veja lista

O Inmet reforça que o alerta vermelho de tempestade representa o nível mais alto de perigo e exige atenção redobrada da população. “Há grande risco de danos materiais e riscos à integridade física das pessoas. É importante seguir as orientações da Defesa Civil e evitar áreas expostas durante a tempestade”, informou o órgão

O instituto também recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, além de proteger documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em casos de enxurradas, a orientação é buscar abrigo seguro e evitar o contato com áreas alagadas.

Para situações emergenciais, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou com o Corpo de Bombeiros (193).

Cidades em alerta vermelho de tempestade

Santa Catarina (SC)

Rio Grande do Sul (RS)


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.