Portal O Dia

STF forma maioria para manter decisão que tira o mandato de Carla Zambelli

Atualizada às 14h30

Os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votaram nesta sexta-feira (12) por manter a anulação da votação em que a Câmara manteve o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), condenada duas vezes à prisão pelo colegiado.

Reprodução/X
STF forma maioria para manter decisão que tira o mandato de Carla Zambelli

Autor da decisão, Moraes foi o primeiro a se manifestar a favor da perda do mandato da deputada. Em seguida, Zanin acompanhou o voto de Moraes.

A votação teve início às 11h desta sexta-feira. Resta agora o voto da ministra Cármen Lúcia, que têm até às 18h para votar se referenda ou não a decisão. A expectativa é que a decisão de Moraes seja confirmada pela ministra.

Moraes solicitou ao presidente da Câmara, Hugo Motta, que além da perda do mandato, o suplente Adilson Barroso (PL-SP), seja empossado em até 48 horas.

Na última quarta-feira (10), a Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (10) rejeitar a cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Foram 227 votos a favor da cassação e 170 votos contra. Para cassar o mandato da parlamentar era preciso 257 votos a favor. A sessão teve dez abstenções e 105 ausências.

Dos dez deputados federais do Piauí, sete votaram a favor da cassação de Zambelli, um votou contra e dois estavam ausentes. Todos os quatro deputados do PT votaram “sim”, dos deputados do PSD, um votou “sim”, um votou “não” e um estava ausente. O representante do Republicanos votou “sim”, assim como os dois deputados do Progressistas.

Pela jurisprudência do Supremo, contudo, como ela foi condenada à prisão em regime fechado, a perda do mandato seria automática, sem necessidade de aprovação pelo plenário e dependendo apenas de ato formal da mesa diretora.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.