Portal O Dia

Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia

Sete pessoas foram internadas com suspeita de intoxicação por metanol, no município de Ribeira do Pombal, na Bahia. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado e pela prefeitura da cidade, na noite desta segunda-feira (29).

Reprodução/Freepik
Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia

Segundo nota oficial, todos os protocolos assistenciais foram acionados, e os pacientes permanecem acolhidos, em observação, com assistência médica em andamento.

Informações preliminares apontam que a primeira pessoa a passar mal foi um jovem que consumiu bebida alcoólica no sábado (27). As demais vítimas teriam ingerido um coquetel à base de vodka durante a comemoração de um noivado no dia seguinte. As bebidas teriam sido compradas no mesmo depósito onde a primeira vítima adquiriu o produto.

Uma mulher está intubada no Hospital Couto Maia. Outras seis pessoas seguem internadas no Hospital Geral Santa Tereza. Destas, três apresentam maior risco de morte e estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foram realizadas sessões de hemodiálise para a remoção de substâncias tóxicas do organismo.

Os pacientes apresentaram sintomas como vômitos, sensação de desmaio, náuseas, tontura, visão turva e falta de ar.

A apuração das causas foi iniciada com a atuação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (Ciatox-BA), da Vigilância Sanitária estadual e municipal, além da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Serão realizados exames laboratoriais e, caso necessário, será administrado antídoto específico.

As autoridades apreenderam garrafas no estabelecimento comercial onde as bebidas foram adquiridas, colheram depoimentos no hospital e instauraram inquérito para apurar o caso.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.