Portal O Dia

Rapper Hungria é internado com suspeita de intoxicação por metanol

O cantor Gustavo da Hungria, de 34 anos, foi internado nesta quinta-feira (2) no Hospital DF Star, em Brasília, com suspeita de intoxicação por metanol. A informação foi confirmada pela assessoria do artista em comunicado oficial.

Reprodução/ Instagram
Rapper Hungria é internado com suspeita de intoxicação por metanol

De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star, ele deu entrada na unidade nesta quinta-feira, com quadro de cefaleia, náuseas, vômitos, turvação visual e acidose metabólica. “Hungria encontra-se sob cuidados médicos após a suspeita de ter ingerido bebida adulterada, em situação que remete aos casos recentemente noticiados em São Paulo", explicou a equipe do cantor.

Ainda não há informação se o consumo da bebida teria ocorrido no Distrito Federal, que oficialmente ainda não conta com nenhum caso confirmado de intoxicação por metanol. O boletim médico diz ainda que foi iniciado o tratamento e que segue a investigação sobre o caso. 

A assessoria reforçou que, por orientação médica, os shows previstos para este fim de semana serão remarcados. “O artista permanece em acompanhamento e agradece a compreensão dos fãs, da imprensa e de todos os parceiros neste momento”, diz o comunicado.

A suspeita de intoxicação por metanol ocorre em meio a registros recentes de casos semelhantes em São Paulo e Pernanbuco. Segundo autoridades de saúde, seis pessoas apresentaram sintomas relacionados à ingestão da substância, com uma morte confirmada e outras cinco em investigação.

Até o momento, o governo federal e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal não confirmaram outros casos de intoxicação por metanol na capital.

O que é o metanol e por que é perigoso?

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o metanol é um composto químico da família dos álcoois, de fórmula CH3OH, utilizado na produção de solventes, adesivos, revestimentos e combustíveis. É altamente tóxico ao organismo humano e pode levar à morte mesmo em pequenas doses.

Enquanto o metanol é impróprio para consumo, o etanol é produzido a partir da fermentação de açúcares e está presente em bebidas alcoólicas em concentrações seguras. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estabelece limites mínimos apenas para traços inevitáveis de metanol em decorrência da fermentação, mas o uso deliberado da substância em bebidas é proibido.

Com informação da Agência Brasil


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.