O Open Finance liberou a portabilidade de crédito feita diretamente pelos aplicativos dos bancos. A funcionalidade permite que o cliente transfira empréstimos de uma instituição financeira para a outra de forma totalmente digital, com menos burocracia e mais poder de escolha. A novidade foi anunciada pelo Banco Central no aniversário de cinco anos do Open Finance e amplia as alternativas para a portabilidade de operações de crédito dentro do ecossistema financeiro.
Atualmente, se for feito fora do Open Finance, a portabilidade de crédito pode demorar até 25 dias. Com o novo modelo digital, o prazo do processo cai para até cinco dias úteis, com acompanhamento em tempo real pelo aplicativo do banco escolhido. A troca padronizada, segundo o Banco Central, tende a estimular a concorrência entre os bancos e melhorar as condições oferecidas aos clientes.
Hoje, a modalidade apresenta grande variação de taxas, que podem ir de 4% a 20% ao mês. Com ofertas mais claras e comparáveis, o cliente consegue visualizar o impacto nas parcelas e no custo total do contrato, facilitando a escolha da melhor opção.
Desde sua criação, em 2021, o Open Finance já soma cerca de 100 de consentimentos ativos, o equivalente a aproximadamente 30 milhões de pessoas com pelo menos uma conta conectada. A expectativa é que a portabilidade digital impulsione ainda mais o sistema.
Veja como fazer a portabilidade de crédito 100% digital pelo Open Finance
- Acesso o aplicativo do banco para o qual deseja levar o empréstimo
- Autorize o compartilhamento de dados via Open Finance
- Visualize os contratos elegíveis
- Compare as condições como prazo, valor das parcelas e custo total
- Analise o contrato e assine digitalmente
- Aguarde a conclusão do processo, que pose incluir contraproposta do banco original
Neste primeiro momento, a mudança de empréstimo de banco via Open Finance está disponível apenas para crédito pessoa sem garantia e sem consignação. O serviço já começou a valer no começo do mês. O próximo passo, de acordo com o Banco Central, é iniciar as discussões para a portabilidade de crédito consignado, começando pelos servidores público federais, com previsão de funcionamento em novembro de 2026.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.