O trágico acidente com um balão de ar quente em Praia Grande, no sul de Santa Catarina, deixou oito mortos na manhã de sábado (21). O balão, que fazia um voo turístico com 21 pessoas a bordo, pegou fogo e caiu após uma falha técnica no maçarico.
LEIA TAMBÉM
Entre os passageiros estavam famílias, casais e profissionais de diferentes áreas, muitos em clima de comemoração ou celebração. A seguir, veja quem são as vítimas fatais já identificadas pelas autoridades:
Leandro Luzzi, 33 anos
Técnico e professor de patinação artística, era muito querido no meio esportivo. Estava no passeio com a esposa, que sobreviveu ao salto.
Andrei Gabriel de Melo, 34 anos
Médico oftalmologista natural de Fraiburgo (SC). Atuava na área da saúde e era conhecido pela dedicação aos pacientes.
Leane Elizabeth Herrmann, 70 anos
Moradora de Blumenau (SC), estava acompanhada da filha no passeio. Ambas não resistiram.
Leise Herrmann Parizotto, 49 anos
Filha de Leane, era médica e servidora pública em Blumenau. Mãe e filha estavam no voo em um momento de lazer familiar.
Janaina Moreira Soares da Rocha, 46 anos
Estava com o marido e os filhos no balão. Os filhos sobreviveram ao acidente.
Everaldo da Rocha, 53 anos
Marido de Janaina, era natural de Joinville (SC). O casal faleceu, enquanto os filhos conseguiram se salvar.
Juliane Jacinta Sawicki, 40 anos
Engenheira agrônoma, era noiva de Fábio Luiz Izycki. O casal planejava se casar em breve.
Fábio Luiz Izycki, 41 anos
Bancário no Banco do Brasil, noivo de Juliane. Ambos perderam a vida no acidente.
Como o acidente aconteceu
De acordo com informações da Polícia Civil e do próprio piloto, o incêndio começou no maçarico reserva do balão, ainda durante o voo. Ao perceber as chamas, o piloto realizou uma descida de emergência e pediu que os passageiros saltassem do cesto.
Treze pessoas conseguiram pular a tempo, inclusive o piloto, que relatou os momentos de desespero antes da tragédia. No entanto, com a redução de peso, o balão voltou a subir, ainda em chamas, levando consigo as oito vítimas que não conseguiram saltar.
Testemunhas relataram que o balão explodiu no ar e caiu em uma área de difícil acesso. Quatro pessoas morreram carbonizadas e outras quatro não resistiram aos ferimentos causados pela queda.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Santa Catarina com apoio de peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP). A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) acompanha a situação e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) deverá apurar tecnicamente o que levou ao incêndio em pleno voo.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.