Portal O Dia

Quando será o julgamento de Bolsonaro e outros réus no STF? Veja data e horário

Quase dois anos e meio após os atos de 8 de janeiro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus. Eles são acusados de articular uma tentativa de golpe de Estado para reverter o resultado das eleições de 2022.

O processo é resultado de uma denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que aponta o grupo como o núcleo central da articulação golpista. A acusação será apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que terá até duas horas para fazer a sustentação.

Fellipe Sampaio/STF
Quando será o julgamento de Bolsonaro e outros réus no STF Veja data e horário

O rito que será adotado no julgamento está previsto no Regimento Interno do STF e na Lei 8.038 de 1990, norma que regulamenta as regras processuais do tribunal. No dia 2 de setembro, às 9h, primeiro dia de julgamento, a sessão será aberta pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin.

Em seguida, o ministro chamará o processo para julgamento e dará a palavra a Alexandre de Moraes, que fará a leitura do relatório com o resumo de todas as etapas percorridas no processo, desde as investigações até a apresentação das alegações finais, última fase antes do julgamento. Após a leitura do relatório, Zanin passará a palavra para a acusação e as defesas dos réus.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, será responsável pela acusação. Ele terá a palavra pelo prazo de até duas horas para defender a condenação dos réus. Após a sustentação da PGR, os advogados dos réus serão convidados a subir à tribuna para as sustentações orais em favor dos acusados. Eles terão prazo de até uma hora para suas considerações.

Saiba os horários das sessões

Quem são os réus?


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.