O Palácio do Planalto anunciou nesta terça-feira (23) que os trabalhadores terceirizados que atuam na sede do Governo Federal passarão a seguir uma escala de trabalho 5x2, com folga aos sábados e domingos. A medida, que atinge funcionários de serviços como limpeza, copa e jardinagem, foi publicada nas redes sociais oficiais do governo e reforça o debate em torno do fim da escala 6x1 no país.
A mudança no regime de trabalho dos terceirizados no Planalto ocorre em meio a esforços do governo federal e de parlamentares da base progressista para transformar a redução da jornada de seis dias consecutivos de trabalho em bandeira política com vistas às eleições de 2026.
Num vídeo divulgado na internet, trabalhadores aparecem comemorando a nova escala. “O sábado agora é dia de descanso, de casa, de aproveitar a vida e a família”, afirma uma trabalhadora durante o vídeo.
A discussão ganhou força nos últimos meses no Congresso Nacional, com a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 36 horas, com limite de oito horas diárias e organização da semana em até cinco dias. A PEC já recebeu aval em comissão do Senado e segue em tramitação.
Na última sexta-feira (19), durante coletiva de imprensa, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a PEC 8/2025, a qual determina o fim da escala de trabalho seis por um, deve ser votada em Plenário no início de 2026.
"Essa é uma pauta que com certeza estará em Plenário no início do próximo ano, os partidos com certeza vão tratar, e nós vamos ter um encaminhamento regimental à matéria para votação", afirmou Motta.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.