Portal O Dia

Paiva Netto, presidente da Legião da Boa Vontade, morre aos 84 anos

O escritor, jornalista e educador brasileiro José de Paiva Netto, presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), morreu nesta terça-feira (7), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. O escritor estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, onde morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Reprodução
Paiva Netto, presidente da Legião da Boa Vontade, morre 84 anos

As homenagens ao líder da LBV estão previstas para esta quarta-feira (8), em São Paulo, em cerimônia aberta ao público. O local ainda será confirmado pela instituição. “Sua jornada luminosa prosseguirá agora no Mundo da Verdade, levando consigo suas Obras de Fé Realizante, singularizadas em uma existência dedicada ao Bem”, destacou a LBV em nota.

Nascido em 2 de março de 1941, no Rio de Janeiro, Paiva Netto dedicou mais de seis décadas à atuação na LBV, entidade fundada por Alziro Zarur, de quem foi sucessor a partir de 1979. Sob sua liderança, a instituição consolidou-se como um dos maiores movimentos humanitários do país, com presença internacional e foco em educação e assistência social.

À frente da Legião da Boa Vontade, Paiva Netto foi o responsável pela consolidação do lema “Educação e Cultura, Alimentação, Saúde e Trabalho com Espiritualidade Ecumênica”, que norteia as ações da entidade. Durante sua gestão, foram fundados o Templo da Boa Vontade (1989), em Brasília; o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica – ParlaMundi (1994); e o Fórum Mundial Espírito e Ciência (2000), que promove o diálogo entre ciência e espiritualidade.

Sua contribuição à educação é marcada pela criação da Pedagogia do Afeto, voltada a crianças, e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, destinada a jovens e adultos. Ambas as metodologias propõem a formação de indivíduos solidários, com base em valores éticos e espirituais.

Além da atuação religiosa e educacional, Paiva Netto teve carreira consolidada na comunicação. Jornalista e radialista, foi membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e criou veículos de mídia voltados à difusão de valores humanitários, como a Editora Elevação, a Gráfica da Boa Vontade, a Gravadora Som Puro e o Portal Boa Vontade.

Como escritor, publicou dezenas de obras sobre espiritualidade e valores ecumênicos, traduzidas para mais de 25 idiomas. Suas reflexões sobre o Evangelho e o Apocalipse de Jesus tornaram-se referência entre os leitores interessados em temas religiosos e filosóficos.

Ao longo dos 69 anos dedicados à instituição, Paiva Netto recebeu homenagens e reconhecimentos por seu trabalho voltado à promoção da solidariedade e da fraternidade. Seu legado permanece na estrutura e nas ações da Legião da Boa Vontade, que mantém projetos sociais e educacionais em diversas regiões do Brasil e no exterior.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.