Portal O Dia

Operação Contenção: Polícia divulga perfis dos mortos; 17 não tinham histórico criminal

A Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou na noite deste domingo (02) um relatório com os perfis de 115 das 117 pessoas mortas na Operação Contenção, realizada na última terça-feira (28) nos Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio. O documento foi elaborado com base em dados da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Tomaz Silva/Agência Brasil
Operação Contenção: Polícia divulga perfis dos mortos; 17 não tinham histórico criminal

Segundo o levantamento divulgado pela Polícia Civil, 97 dos mortos tinham antecedentes criminais e 59 possuíam mandados de prisão pendentes. O relatório informa ainda que mais de 95% dos identificados tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho, principal facção criminosa atuante nas comunidades onde a operação ocorreu.

O documento classifica as vítimas como “neutralizados” e detalha que 54% eram de fora do estado. A lista mostra que 62 pessoas vinham de outras regiões do país, sendo 19 do Pará, 12 da Bahia, 9 do Amazonas, 9 de Goiás, 4 do Ceará, 2 da Paraíba, 3 do Espírito Santo, 1 do Maranhão, 1 de São Paulo e 1 do Distrito Federal.

O comunicado também aponta que 17 das pessoas mortas não tinham histórico criminal registrado, mas segundo as investigações posteriores, “12 apresentaram indícios de participação no tráfico em suas redes sociais.”

Doca

Relatório da Polícia diz que há no Rio de Janeiro “chefes de organizações criminosas de 11 estados da Federação, de quatro das cinco regiões do país.” O principal alvo da operação - Edgar Alves de Andrade, conhecido como “Doca”, líder do Comando Vermelho (CV) – segue em liberdade após seis dias da operação policial.

Nenhuma das pessoas mortas havia sido denunciada à Justiça pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro criou um observatório para acompanhar a apuração sobre o cumprimento da lei pelas policias Civil e Militar durante a Operação Contenção.

Moraes hoje no Rio

O Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem nesta segunda-feira (3) cinco reuniões agendadas com autoridades fluminenses e cariocas. Iniciando os encontros com o governador do estado do Rio, Cláudio Castro, e seus auxiliares da Segurança Pública.

Veja a programação de reuniões do ministro:

  1. Governador do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com o Secretário de Segurança Pública do Estado, o Comandante da Polícia Militar, o Delegado-Geral da Polícia Civil e o Diretor da Superintendência-Geral de Polícia Técnico Científica, às 11h00;
  2. Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro às 13h30;
  3. Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro às 15h00
  4. Defensor Público Geral do Estado do Rio de Janeiro às 16h30.
  5. Prefeito do Rio, Eduardo Paes às 18h.

Ontem, Alexandre de Moraes determinou a preservação "rigorosa e integral" dos elementos materiais relacionados à execução da Operação Contenção. 


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.