Oito pessoas suspeitas de aplicarem o golpe do “falso parente” foram presos nas cidades de Timon (MA), Goiânia (GO), Senador Canedo (GO) e Aparecida de Goiânia (GO), a pedido da Justiça do Piauí. Os mandados de busca e apreensão e de prisão temporária foram cumpridos, na manhã desta quarta-feira (26), no âmbito da Operação Proteu, que investiga o crime de estelionato.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a Polícia Civil do Piauí, os criminosos praticaram o golpe do “Falso Parente”, em que o criminoso se passa por parente da vítima, utilizando foto no perfil do WhatsApp. O suposto parente entra em contato com pais ou outros familiares informando que está com número de telefone novo, em seguida, pede dinheiro emprestado para conta de terceiros (laranjas).
Segundo o delegado Humberto Mácola, coordenador da DRCI, a operação prossegue e novas prisões podem ser realizadas. “As investigações continuam para que todos os envolvidos na prática criminosa sejam responsabilizados”, destacou o delegado.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, em conjunto com a Polícia Civil de Goiás.
A Polícia Civil orienta a população a sempre ficar atenta a solicitações de dinheiro por parte de amigos e familiares por meio de aplicativos de conversas, devendo sempre confirmar o contato através de chamadas de vídeo ou de forma presencial.
Como evitar cair em golpes?
- É preciso ter cautela ao receber uma mensagem de conhecido afirmando que o mesmo trocou o número de celular. É preciso avaliar todas as circunstâncias e se aquele é realmente verdadeiro. Ao receber um pedido, não transfira valor imediatamente. Tenha cautela, pense, converse com pessoas próximas e de confiança e peça uma orientação.
- Desconfie de situações, histórias e circunstâncias que apresentem inconsistências ou gerem dúvidas.
- Confirme as informações. Se o conhecido está pedindo para transferir o valor para a conta de um terceiro, tente entrar em contato com esse familiar por chamada de vídeo ou pelo número que você já tinha salvo na agenda de celular e verifique se o pedido não se trata de um golpe.