Portal O Dia

O que se sabe sobre avião da Força Aérea dos EUA que pousou no Brasil

Um avião militar dos Estados Unidos pousou no Brasil nessa terça-feira (19) e chamou atenção pela rota percorrida e pela ausência de informações oficiais sobre a missão. A aeronave modelo Boeing C-32B, de matrícula 00-9001, chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na noite de ontem, após passagem por Porto Alegre.

Reprodução
O que se sabe sobre avião da Força Aérea dos EUA que pousou no Brasil

O pouso do avião dos EUA em Porto Alegre ocorreu às 17h13 no Aeroporto Internacional Salgado Filho. A aeronave permaneceu no local por pouco mais de duas horas e decolou às 19h52 em direção a São Paulo. Já no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, o avião pousou às 21h48. 

A GRU Airport confirmou que a operação transcorreu sem incidentes e destacou que a chegada foi previamente autorizada pelo Ministério da Defesa. "A GRU Airport confirma o pouso da aeronave em questão na noite de terça-feira, com autorização do Ministério da Defesa. Reforça que a operação ocorreu normalmente, sem intercorrências", disse.

Segundo registros de voo, o avião dos EUA iniciou a rota na segunda-feira (18), partindo de uma base militar em Wrightstown, New Jersey. De lá, seguiu para Tampa, na Flórida, depois para San Juan, em Porto Rico, antes de chegar ao Brasil. A aeronave não possuía identificação externa visível.

O Boeing C-32B é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea norte-americana, unidade responsável por transportar equipes de ação rápida do Departamento de Estado. O modelo costuma ser utilizado para missões de deslocamento de diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência.

Até o momento, autoridades brasileiras e norte-americanas não detalharam o motivo da passagem do avião dos EUA pelo país. O Ministério da Defesa confirmou apenas que o pouso em São Paulo teve autorização formal. 


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.