O motorista do caminhão que causou um acidente deixando 11 mortos, na BR-116 em Pelotas, no Rio Grande do Sul, na última sexta-feira (2), afirmou que estava manuseando o rádio no momento da colisão. O veículo carregado com areia colidiu frontalmente com um ônibus que seguia em direção a cidade de São Lourenço do Sul. Outras 11 pessoas ficaram feridas.
A informação foi confirmada pela concessionária Ecovias Sul, responsável pela BR-116. "O condutor do caminhão que colidiu com o ônibus foi resgatado com vida e consciente, e relatou que, ao manusear o rádio do veículo, não percebeu a redução de velocidade da via. Em consequência, desviou o veículo para a pista contrária, vindo a causar a colisão", informou a Ecovias Sul.
O acidente foi causado devido a uma lentidão no trânsito, devido a um outro caminhão, que estava parado, ocasionando um grande congestionamento. "As equipes da Concessionária Ecovias Sul foram acionadas para atendimento de um caminhão que estava parado sobre a faixa de rolamento. [...] Com esse evento, começou a se formar uma fila de veículos sobre a pista", informou.
O condutor do caminhão não conseguiu frear a tempo e jogou o veículo na direção do ônibus. "As equipes [...] chegaram ao local e estavam fazendo o atendimento ao veículo com bloqueio e iniciando a sinalização do evento, quando, as 11:24 um veículo que se deslocava no sentido sul aparentemente não conseguiu parar no congestionamento", diz o relatório.
Foram necessárias mais de 10 horas de atendimento e 16 veículos da concessionária foram mobilizados, entre ambulâncias, guinchos e viaturas. O caminhão estava acima da velocidade.
O caminhoneiro, de apenas 25 anos, responderá por homicídios culposos. Ele sofreu ferimentos leves e após ser submetido ao teste do bafômetro, não foi apontado consumo de álcool.
Dentre as vítimas fatais, estão o motorista e o cobrador do ônibus. Todas as 11 pessoas morreram no local. Os feridos foram encaminhados ao Pronto Socorro de Pelotas, em diferentes estados de gravidade.
Confira o momento do acidente
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.