Portal O Dia

Moraes determina prisão domiciliar de Filipe Martins após fuga de Silvinei Vasques

A Polícia Federal cumpriu na manhã deste sábado (27) o mandado de prisão domiciliar contra Filipe Martins, ex-assessor internacional do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Divulgação/Fundação Alexandre de Gusmão
Moraes determina prisão domiciliar de Filipe Martins após fuga de Silvinei Vasques

A medida foi tomada num contexto de reforço das ações contra condenados na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado de 2023, após a fuga e recaptura do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques no Paraguai.

Martins, que já cumpria medidas cautelares, incluindo uso de tornozeleira eletrônica, teve essas restrições convertidas em prisão domiciliar. Segundo a PF, a mudança ocorre no mesmo pacote de ações desencadeado pela prisão de Silvinei Vasques, que rompeu a tornozeleira e tentou embarcar em Assunção com passaporte falso rumo a El Salvador antes de ser detido por autoridades paraguaias.

A defesa de Filipe Martins, por meio do advogado Jeffrey Chiquini, criticou a decisão nas redes sociais, classificando-a como um “ato que atenta contra o Código de Processo Penal e contra a Constituição Federal”.

Martins foi condenado pela Primeira Turma do STF em meados de dezembro a 21 anos e 120 dias de prisão pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e outros delitos relacionados à tentativa de golpe de Estado.

O episódio de hoje marca uma intensificação das medidas cautelares contra personagens centrais da trama investigada pela Suprema Corte, que já levou à prisão e à recaptura de outros envolvidos, em meio a um esforço para evitar fugas ou novas tentativas de evasão do país.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.