Com o início do segundo semestre, muitos já começam a se planejar para as folgas que vêm pela frente. Apesar da expectativa por uma pausa, o calendário de feriados não prevê feriados nacionais no mês de julho. Ainda assim, moradores de algumas capitais e estados poderão contar com dias de descanso por causa de datas comemorativas locais.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o calendário oficial, julho não tem feriado nacional, mas oito capitais brasileiras terão feriados municipais ou estaduais ao longo do mês: Aracaju, Boa Vista, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. Os feriados nessas cidades variam conforme leis estaduais ou municipais, e podem impactar o funcionamento de repartições públicas e empresas privadas.
Feriados estaduais em julho:
- Bahia – 2 de julho (quarta-feira): Independência da Bahia
- Sergipe – 8 de julho (terça-feira): Independência de Sergipe
- São Paulo – 9 de julho (quarta-feira): Revolução Constitucionalista
- Goiás – 26 de julho (sábado): Fundação da cidade de Goiás
- Maranhão – 28 de julho (segunda-feira): Adesão do Maranhão à Independência
Feriados municipais em julho:
- Rio de Janeiro (RJ) – 7 de julho (segunda-feira): Cúpula do BRICS
- Boa Vista (RR) – 9 de julho (quarta-feira): Aniversário da cidade
- Recife (PE) – 16 de julho (quarta-feira): Dia de Nossa Senhora do Carmo
Para quem reside em municípios sem feriados locais neste mês, a próxima data de folga pode estar mais distante. Em Teresina, por exemplo, o próximo feriado municipal será em 16 de agosto, sábado, em comemoração ao aniversário da cidade. Já o feriado estadual do Piauí será em 19 de outubro, um domingo. Ainda em Teresina, o feriado religioso de 08 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, também será municipal.
Após julho, o próximo feriado nacional está marcado para o dia 7 de setembro, um domingo, em celebração à Independência do Brasil. Na sequência, outro feriado nacional ocorrerá no dia 12 de outubro, também em um domingo, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
O próximo feriado nacional durante a semana será apenas em 20 de novembro, na quinta-feira, Dia Nacional da Consciência Negra. Como a data cai em um dia útil, existe a possibilidade de emenda com a sexta-feira, a depender do setor público ou da política de folgas de cada empresa.
O feriado de Natal, em 25 de dezembro, também será em uma quinta-feira neste ano. Isso pode permitir a extensão do descanso até o fim de semana, caso a sexta-feira (26) seja liberada por empresas ou órgãos públicos. A expectativa é que, assim como em outros anos, o recesso seja ampliado em alguns setores.
Próximos feriados de 2025
Após julho, o Brasil terá outros feriados e pontos facultativos ao longo do ano. Confira os principais:
Setembro
- 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil (feriado nacional)
Outubro
- 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
Novembro
- 2 de novembro (domingo) – Finados (feriado nacional)
- 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República (feriado nacional)
- 20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra (feriado nacional)
Dezembro
- 24 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de Natal (ponto facultativo após 14h)
- 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal (feriado nacional)
- 31 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de Ano Novo (ponto facultativo após 14h
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.