Portal O Dia

Jovem que sumiu no Pico Paraná é encontrado vivo após cinco dias de buscas; entenda o caso

O jovem que sumiu no Pico Paraná foi encontrado vivo nesta segunda-feira (5), após passar cinco dias desaparecido na região da Serra do Mar, no Paraná. Roberto Farias Tomaz, de 19 anos, conseguiu chegar sozinho a uma área rural no município de Antonina, depois de percorrer mais de 20 km a pé, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

Reprodução
Jovem que sumiu no Pico Paraná é encontrado vivo após cinco dias de buscas; entenda o caso

O caso mobilizou equipes de resgate, voluntários e familiares desde o início de janeiro e ganhou repercussão nas redes sociais. O Pico Paraná, com 1.877 metros de altitude, é o ponto mais alto da Região Sul do Brasil e exige preparo físico e experiência para a realização da trilha.

Roberto foi localizado na região de Cacatu

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o jovem conseguiu se deslocar até a localidade de Cacatu, na zona rural de Antonina, após se perder durante a descida da trilha. Ele foi encontrado em uma fazenda da região, sem acompanhamento no momento da chegada.

A informação inicial foi divulgada pela família por meio de um perfil criado pela família para atualizações sobre o desaparecimento. A publicação confirmou que Roberto estava vivo e em condições estáveis.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o próprio jovem relatou o estado de saúde após ser localizado. Nas imagens, ele descreve as dificuldades enfrentadas durante os dias em que esteve perdido e tranquiliza familiares e amigos sobre sua condição física. "Estou cheio de roxo no corpo, várias escoriações, não consigo enxergar porque perdi meu óculos, mas estou bem", afirmou.

Segundo o tenente Ícaro Gabriel, do Corpo de Bombeiros, equipes se deslocaram até a fazenda onde Roberto foi encontrado para prestar atendimento e realizar o encaminhamento médico. O oficial explicou que, após o resgate, o jovem será levado ao hospital de Antonina para a realização de exames.

Reprodução
Jovem que sumiu no Pico Paraná é encontrado vivo após cinco dias de buscas; entenda o caso

Jovem desapareceu após passar mal durante a trilha

Roberto desapareceu no dia 1º de janeiro, após iniciar a descida do Pico Paraná. Ele havia começado a trilha com uma amiga na tarde de 31 de dezembro e, segundo os bombeiros, passou mal algumas vezes durante o percurso de subida.

A dupla chegou ao cume durante a madrugada e iniciou a descida por volta das 6h30, acompanhada por outros trilheiros. Em determinado trecho, no entanto, a amiga seguiu em outro ritmo após encontrar um grupo mais rápido, enquanto Roberto ficou para trás. Outros montanhistas que passaram pelo local relataram não ter visto o jovem.

O Corpo de Bombeiros informou que Roberto não tinha experiência em montanhismo. Durante os dias de buscas, equipes atuaram com o apoio de voluntários na região da Serra do Mar. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Campina Grande do Sul, e a Polícia Civil acompanhou o caso.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.