Portal O Dia

Jornalista Wanda Chase morre após complicações de cirurgia de aneurisma em Salvador

A jornalista e apresentadora Wanda Chase morreu na noite desta quarta-feira (2), em Salvador, após passar por uma cirurgia no coração, para tratar um aneurisma dissecante da aorta. O procedimento foi realizado no Hospital Teresa de Lisieux, mas, após quase seis horas de cirurgia, a comunicadora não resistiu.

Jornalista Wanda Chase morre após cirurgia de aneurisma em Salvador - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Jornalista Wanda Chase morre após cirurgia de aneurisma em Salvador

De acordo com familiares, a jornalista começou a relatar problemas de saúde há cerca de um mês, após uma virose. Após buscar atendimento médico, foi diagnosticada inicialmente com uma infecção urinária e, posteriormente, com uma infecção intestinal. Na quarta-feira (2), ao dar entrada no hospital, exames apontaram um aneurisma dissecante da aorta, uma condição grave que exigiu intervenção cirúrgica imediata.

O enterro de Wanda Chase está previsto para ocorrer no sábado (5), no Cemitério Campo Santo, em Salvador. Familiares aguardam a chegada de parentes à capital baiana para a cerimônia de despedida.

Em nota, a família lamentou a perda, destacando seu impacto no jornalismo e na luta pela igualdade racial. “Wanda Chase foi uma mulher pioneira e inspiradora na luta por representatividade na mídia. Sua partida deixa um vazio irreparável, mas seu legado continuará a inspirar futuras gerações", disse a nota.

Nascida no Amazonas, Wanda Chase se mudou para a Bahia em 1991, onde construiu uma trajetória de destaque na comunicação. Com passagens por veículos como Jornal A Crítica, Rede Manchete, TV Cabo Branco e Rede Globo Nordeste, foi na TV Bahia que ela permaneceu por 27 anos, consolidando-se como uma das principais jornalistas do estado. Além da televisão, Wanda também atuava como colunista no portal iBahia e mantinha o podcast “Bastidores com Wanda Chase”.

Aneurisma dissecante da aorta

O aneurisma dissecante da aorta é uma condição médica grave em que ocorre uma ruptura nas camadas internas da parede da aorta, o principal vaso sanguíneo que transporta sangue do coração para o resto do corpo. Essa ruptura permite que o sangue entre nas camadas da parede da aorta, criando um falso canal, o que pode levar a complicações sérias, como ruptura completa da aorta, hemorragia interna e até mesmo morte súbita.

Causas e Fatores de Risco:


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.