Portal O Dia

Governo prioriza fim da escala 6x1 e prevê aprovação ainda no primeiro semestre

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta quarta-feira (28) que o fim da escala 6x1 é uma das prioridades do governo federal para este ano. Segundo ela, o Executivo avalia enviar ao Congresso Nacional um projeto para unificar as propostas que já tramitam sobre o tema, com expectativa de aprovação ainda no primeiro semestre.

Joédson Alves/Agência Brasil
Governo prioriza fim da escala 6x1 e prevê aprovação ainda no primeiro semestre

Em conversa com a imprensa, Gleisi defendeu que a mudança na jornada está alinhada às medidas recentes adotadas pelo governo voltadas à melhoria das condições de vida da população. Ela citou ações como o reajuste do salário mínimo com ganho real, a geração de empregos e a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais. “Está na hora de cuidar da qualidade de vida do povo brasileiro”, afirmou.

De acordo com a ministra, a escala 6x1 compromete o descanso e a organização da vida pessoal dos trabalhadores. “Não é possível que as pessoas tenham apenas um dia por semana para descansar e cuidar de afazeres domésticos e pessoais. Isso atinge principalmente as mulheres”, declarou, ressaltando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está determinado a avançar com a proposta.

Gleisi também afirmou que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, é favorável à discussão do tema e que cabe ao governo articular politicamente para garantir a aprovação. Para a ministra, a proposta conta com apoio popular e tende a receber respaldo do Parlamento, a exemplo do projeto que ampliou a faixa de isenção do Imposto de Renda.

Segundo ela, a experiência de alguns setores produtivos, como a indústria, que já adotam escalas diferenciadas de trabalho, demonstra a viabilidade da mudança. “Quando você tem a opinião pública e mostra convicção em uma proposta, o Congresso se mostra sensível”, avaliou.

O Congresso Nacional retoma os trabalhos legislativos no dia 2 de fevereiro. Além do fim da escala 6x1, Gleisi Hoffmann apontou como prioridades do governo a aprovação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, a regulamentação do trabalho por aplicativos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública e o projeto de lei antifacção.

Também estão na agenda do Executivo a tramitação de medidas provisórias, como a que cria o programa Gás do Povo e a que institui o Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenter no Brasil (Redata).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.