Portal O Dia

Fies: estudantes poderão renegociar dívidas a partir deste sábado (1º); saiba mais

Cerca de 160 mil estudantes que possuem dívidas junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com contratos assinados a partir de 2018, poderão renegociar seus débitos a partir deste sábado (1°). As parcelas em atraso somam um montante no valor de R$ 1,8 bilhão.

Marcello Casal JRr./Agência Brasil
Fies: estudantes poderão renegociar dívidas a partir deste sábado (1º)

O prazo para renegociar as dívidas segue até dezembro de 2026. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o objetivo da medida é facilitar a regularização das dívidas e oferecer melhores condições de pagamento para os estudantes.

Podem solicitar a renegociação os estudantes que têm contratos do Fies assinados a partir de 2018; estão na fase de amortização (já concluíram o curso e iniciaram o pagamento do financiamento); e estão com pagamentos em atraso há mais de 90 dias, a partir de 31 de julho de 2025. Os interessados que estiverem elegíveis podem realizar a renegociação de forma digital, por meio do aplicativo Fies Caixa ou pelo site da Caixa.

O novo modelo permite o parcelamento do saldo devedor em até 180 vezes (15 anos), com perdão de 100% dos juros e multas, o que reduz significativamente o valor total da dívida. A parcela mínima será de R$ 200, exceto nos casos em que o valor total seja inferior.

A renegociação será formalizada por meio de um termo aditivo ao contrato original. O processo não inclui valores de coparticipação com as instituições de ensino superior (IES), seguros prestamistas nem tarifas bancárias. Dívidas dessa natureza devem ser negociadas diretamente com as IES.

Para conhecer todas as novas regras para a renegociação de dívidas do Fies 2025-2026, acesse a resolução nº 64/2025 do MEC.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.