Portal O Dia

Dia de Reis: entenda origem, significado e por que desmontar a árvore de Natal

Celebrado nesta terça-feira, 6 de janeiro, o Dia de Reis marca na tradição cristã o encerramento do período natalino e reúne significados religiosos, históricos e culturais que atravessam séculos. A data relembra a visita dos três reis magos ao menino Jesus e está associada a costumes que vão desde manifestações populares até a tradição de recolher os enfeites e desmontar a árvore de Natal.

Renato AraujoBr
Dia de Reis: entenda origem, significado e por que desmontar a árvore de Natal

De acordo com os relatos do Evangelho de Mateus, os reis: Baltasar, Belchior e Gaspar, teriam sido guiados pela estrela do Oriente até o local do nascimento de Jesus. Na visita, ofereceram presentes com significados simbólicos: ouro, que representa a realeza; incenso, associado à divindade; e mirra, que remete à condição humana.

A celebração também é conhecida como Epifania, palavra de origem grega que significa “manifestação”. O termo faz referência à revelação de Jesus ao mundo, especialmente aos povos não judeus, reforçando o caráter universal da data dentro do cristianismo.

Dia de Reis já foi feriado no Brasil

O Dia de Reis já integrou o calendário de feriados nacionais no Brasil. A data fazia parte do conjunto de celebrações que encerravam o ciclo do Natal e do Réveillon, sendo reconhecida oficialmente até meados da década de 1960.

Com mudanças na legislação e decisões da Igreja Católica, alguns feriados religiosos foram suprimidos. Atualmente, permanecem como dias santos nacionais o Natal, o dia 1º de janeiro, a Sexta-feira Santa, Corpus Christi, a Imaculada Conceição e Finados.

Apesar disso, em Natal, no Rio Grande do Norte, o Dia de Reis segue como feriado municipal. A escolha se deve ao fato de os reis magos serem considerados co-padroeiros da capital potiguar.

Reprodução/ Freepik
Dia de Reis: entenda origem, significado e por que desmontar a árvore de Natal

Por que a árvore de Natal é desmontada no Dia de Reis

Além do significado religioso, o Dia de Reis também está associado a costumes domésticos. A data é tradicionalmente considerada o momento oficial para desmontar a árvore de Natal e guardar os enfeites, encerrando simbolicamente as festividades natalinas.

O costume está ligado aos chamados doze dias de Natal, contados a partir do nascimento de Jesus até a visita dos reis magos. A prática é mantida em diferentes países e reforça a transição do período festivo para o calendário litúrgico comum.

Tradições em outros países

Em países como a Espanha, o Dia de Reis é especialmente aguardado pelas crianças. A tradição inclui deixar sapatos próximos às janelas, acompanhados de capim ou água, como forma de alimentar os camelos dos reis magos durante a viagem. Em troca, doces e pequenos presentes são deixados no local.

Na França e na região de Quebec, no Canadá, a data é celebrada com a Galette des Rois, um bolo que traz um pequeno brinde em seu interior. Quem encontra o objeto em sua fatia é simbolicamente coroado e fica responsável por oferecer o bolo no ano seguinte, mantendo a tradição.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.