Portal O Dia

Delegada é presa suspeita de atuar como advogada para o PCC

A delegada recém-empossada Layla Lima Ayub, foi presa nesta sexta-feira (16), em São Paulo, durante a Operação Serpens, que investiga o envolvimento de um suposto apoio da delegada ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Empossada em dezembro de 2025, a suspeita ainda não atuava na função.

Reprodução/Redes Sociais
Delegada é presa suspeita de atuar como advogada para o PCC

A suspeita atuava como advogada criminalista com inscrição no Pará, mas mesmo após a posse, ela teria continuado a atuar na advocacia de forma irregular. Layla defendeu também em audiência de custódia, presos ligados ao PCC. “Essa é uma das provas robustas que já produzem efeito contra ela”, afirmou o delegado João Batista Palma Beolchi, corregedor-geral da Polícia Civil de São Paulo.

As investigações tiveram início a partir de mecanismos internos de controle da própria Polícia Civil, que identificaram indícios de irregularidades envolvendo a delegada, incluindo possível exercício de atividade incompatível com o cargo público e a existência de vínculos pessoais e profissionais com um homem identificado como integrante de organização criminosa.

Diante da apuração, a Corregedoria instaurou procedimentos administrativos e criminais e passou a realizar apuração técnica e completa dos fatos. A investigação apontou indícios do envolvimento da servidora com a facção criminosa, o que motivou a deflagração da operação conjunta.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Marabá (PA). Além do cumprimento de mandado de prisão temporária expedido em desfavor da delegada e de um integrante da facção que estava em liberdade condicional.

Com o cumprimento dos mandados e as prisões temporárias, as investigações prosseguem sob a condução da Polícia Civil, em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo, com o objetivo de aprofundar as investigações e responsabilizar os envolvidos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.