Portal O Dia

CPNU: locais de prova já estão disponíveis para consulta; veja como acessar

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) podem os locais onde realizarão as provas. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), as informações estarão disponíveis no cartão de confirmação de inscrição, acessível pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame.

Freepik
CPNU: locais de provas serão divulgados nesta segunda-feira (22); veja como acessar

O cartão de confirmação do CPNU reúne dados como número de inscrição, data, hora e local de prova. O documento também registra se o participante terá direito a atendimento especializado ou uso de nome social. Embora não seja obrigatório apresentar o cartão no dia da prova, o MGI e a FGV orientam que os candidatos levem a versão impressa para facilitar o acesso ao local.

As provas objetivas do CPNU para cargos de nível superior serão aplicadas em 5 de outubro, das 13h às 18h. Já a avaliação discursiva ocorrerá em 7 de dezembro, das 13h às 16h. Para candidatos de nível intermediário, as provas ocorrerão nas mesmas datas, porém em horários reduzidos: em 5 de outubro, das 13h às 16h30, e em 7 de dezembro, das 13h às 15h.

Segundo a FGV, os exames do CPNU serão aplicados em 228 cidades de todo o país. A lista de municípios está disponível para consulta no site oficial do concurso. Em todos os locais de aplicação, os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), meia hora antes do início das provas.

Os candidatos devem acessar o site da Fundação Getulio Vargas, utilizar seu login e senha cadastrados no momento da inscrição e, em seguida, consultar o cartão de confirmação. É a partir desse documento que será possível verificar o local exato da aplicação da prova do CPNU.

Concurso Nacional

A segunda edição do CPNU contempla 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades e provas em 228 cidades. A distribuição das inscrições por região reforça o alcance nacional do CPNU 2. As regiões Sudeste (247.838) e Nordeste (229.436) concentram o maior número de inscrições, seguidas pelas regiões Centro-Oeste (150.870), Norte (84.651) e Sul (48.733). Esse panorama reflete a abrangência do modelo unificado, que busca garantir igualdade de acesso ao serviço público federal em todo o território nacional, valorizando a diversidade regional.

O CPNU 2 incorpora ações afirmativas robustas e promove um olhar estratégico para a equidade de gênero. O edital prevê que, quando houver desequilíbrio na proporção de mulheres classificadas na primeira fase, referente às provas objetivas, será feita uma equiparação de gênero, garantindo que ao menos 50% das vagas da segunda etapa, de provas discursivas, sejam preenchidas por mulheres, sempre que houver candidatas não eliminadas com desempenho suficiente.

Além disso, o concurso assegura condições adequadas para a participação de gestantes e lactantes, com tempo adicional para amamentação e outros atendimentos especializados. Também são reservadas 25% das vagas para pessoas negras; 5% para pessoas com deficiência; 3% para indígenas e 2% para pessoas quilombolas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.