O consumidor vai pagar menos na conta de luz de janeiro. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que 2026 vai começar sem o custo extra na conta de energia para a população. Em janeiro, a bandeira tarifária será verde.
A Aneel destacou que, apesar do período chuvoso ter iniciado com chuvas abaixo da média histórica, o volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas foram mantidos em novembro e dezembro. Por conta disso, haverá bandeira verde nos talões de energia em janeiro.
A agência reguladora disse em nota que “em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”.
Vale lembrar que em dezembro já houve redução da bandeira tarifária vermelha no patamar 1 para amarela. A medida provocou redução de R$ 4,46 a cada 100 kW/h consumidos e passou a R$ 1,885.
Para o Ministério de Minas e Energia, a bandeira verde é resultado da segurança energética brasileira, que permite o não acionamento intensivo das usinas termelétricas. Estas unidades, além de terem custo de geração mais elevado, usam combustíveis fósseis e contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.
Em comunicado, o Ministério disse que, “apesar da crescente participação de fontes renováveis como solar e eólica na matriz energética brasileira, a geração hidrelétrica segue como base do sistema elétrico nacional”. De acordo com o Governo Federal, a capacidade de produção das usinas depende diretamente do volume de chuvas que incide sobre as principais bacias hidrográficas, fato que tem se mostrado.
O que são as bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 pela Aneel e reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Elas indicam quanto está custando ao Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. A bandeira verde não tem nenhum acréscimo. Nas bandeiras vermelha ou amarela, a conta sobre acréscimo a cada 100 kW/h consumido.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.