O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMP), coronel José Arimatéia Rêgo, confirmou que um novo concurso público para a corporação será lançado ainda em 2025. A informação foi repassada ao PortalODia.com durante a solenidade de comemoração dos 81 anos do CBMP, realizada nesta sexta-feira (18), na sede da corporação em Teresina.
Segundo o comandante, o edital está em fase de elaboração e prevê a oferta de 40 vagas para o cargo de oficial. O certame já conta com a autorização do governador Rafael Fonteles e do secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas.
“Existe a previsão já autorizada pelo secretário de segurança, pelo governador, o concurso para oficiais corpo de bombeiros, com a previsão de 40 vagas. Estamos trabalhando o edital para lançar ainda este ano”, afirmou o comandante-geral.
O comandante-geral também adiantou que uma nova turma de soldados iniciará o curso de formação em dezembro. A previsão é que os novos bombeiros estejam aptos a atuar já a partir de julho de 2026.
“Nós iremos iniciar uma turma de novos soldados bombeiros em dezembro. Isso leva de 6 a 7 meses para a formação, então a gente deve incluir eles em julho do ano que vem”, explicou.
O Corpo de Bombeiros atua no combate a incêndios urbanos e florestais, buscas, resgates e salvamentos, além de realizar vistorias, análises de projetos e ações ligadas à defesa civil.
LEIA TAMBÉM
Solenidade de aniversário
Durante a solenidade de aniversário, foram oficializados 24 novos membros da corporação, sendo 16 oficiais e 8 praças. A nova turma é composta por subtenentes que concluíram o curso de habilitação para oficiais e agora passam a integrar o quadro efetivo.
“É uma data muito importante para a nossa corporação, que presta um relevante serviço à sociedade piauiense. Esses novos oficiais serão distribuídos tanto na capital quanto no interior e vão atuar também na coordenação das turmas de formação de soldados”, destacou o coronel Arimatéia.
Investimentos e novos equipamentos
A solenidade também contou com a entrega de novos equipamentos, entre eles materiais de mergulho e de combate a incêndios florestais, em preparação para o segundo semestre, período mais crítico do ano para ocorrências desse tipo.
O comandante anunciou ainda a previsão de chegada de 10 novas viaturas de combate a incêndio e 14 picapes equipadas com kits especiais para atuação em áreas de risco.
Desde o início da gestão do governador Rafael Fonteles, já foram investidos cerca de R$ 50 milhões na estruturação da corporação, incluindo a aquisição de viaturas, equipamentos e acessórios utilizados em operações de combate a incêndio, resgate e salvamento.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.