Lançado na última terça-feira (9), o aplicativo CNH do Brasil, plataforma que facilita o acesso para obter a carteira de habilitação, contabilizou em apenas dois dias mais de 7,4 milhões de usuários. Os dados foram informados pelo Ministério dos Transportes, nesta sexta-feira (12).
Todos os estados e o Distrito Federal registraram acessos à plataforma. O Piauí aparece no final do ranking, na posição de número 19, entre os estados que mais acessaram a plataforma, com 5.212 acessos. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia aparecem na ponta.
Até o momento, mais de 270 mil pessoas já iniciaram o curso teórico, que é gratuito. O Governo Federal estima que com a nova resolução, os custos para obter a CNH serão reduzidos em até 80%.
As aulas estão disponíveis em múltiplos formatos: textos, podcasts e vídeos, incluindo ainda simulados, banco de questões e materiais complementares. Dessa forma, a capacitação do cidadão continua até o dia da realização da prova teórica do Detran. Todas as etapas até os exames presenciais podem ser acompanhadas pelo aplicativo.
Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, o volume de acessos e de pessoas fazendo o curso teórico é a prova de que o modelo anterior para retirada da CNH era excludente e inatingível para a maioria dos brasileiros. “O programa vem atender às necessidades daqueles que mais precisam. Ter a carteira de habilitação é cidadania, autonomia e também a chance de ter melhores condições de vida”, afirma.
A Secretaria Nacional de Trânsito apontou que cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação, enquanto outros 30 milhões têm idade para obter o documento, mas não iniciaram o processo, devido aos custos e à burocracia. Com a mudança, o Governo espera que esse número seja reduzido.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.