O senador piauiense e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, comentou neste domingo (25), em entrevista à imprensa, a caminhada iniciada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Para o parlamentar, a mobilização representa um marco simbólico de retomada das manifestações de rua no país.
Durante a entrevista, Ciro afirmou que o ato sinaliza o retorno gradual da população aos espaços públicos após os episódios de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas em Brasília.
LEIA TAMBÉM
- Nikolas Ferreira paga indenização de R$ 65 mil à deputada Duda Salabert
- Ciro Nogueira descarta ser vice de Flávio Bolsonaro e diz que não pode deixar o embate político no Piauí
- Bolsonaro e Tarcísio de Freitas se encontrarão nesta quinta-feira (22), com autorização de Moraes
- Alexandre de Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha
“Essa caminhada do Nikolas, ela marca o retorno das pessoas às ruas. As pessoas estavam com medo de ir às ruas por conta do 8 de janeiro, do que aconteceu. E a forma como ela foi conduzida, de ser uma caminhada respeitando as pessoas, sem baderna, sem nenhum tipo de quebra-quebra, como aconteceu no 8 de janeiro, isso é muito simbólico. Isso [a caminhada] é muito também das pessoas de centro e de direita, de respeitar os bens públicos, respeitar a ordem pública. E isso é uma sinalização muito positiva”, avaliou
O senador também se manifestou sobre a situação das pessoas presas em decorrência dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Segundo ele, não haveria justificativa para a manutenção das prisões e defendeu a apreciação, pelo Congresso Nacional, do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva relacionado ao tema.
“Acho que com essa questão dessas pessoas que estão presas pelo 8 de janeiro, não tem justificativa dessas pessoas estarem presas. Nós temos que votar o mais rapidamente possível o veto do presidente Lula para mandar essas pessoas para casa. Não são criminosos, são baderneiros que já pagaram por esse crime, mas que merecem voltar para suas famílias”, declarou.
A caminhada de Nikolas Ferreira teve início na segunda-feira (19), no município de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais. A iniciativa ganhou ampla repercussão nas redes sociais e atraiu o apoio de outros parlamentares, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e eleitores do deputado.
A manifestação seguiu pela BR-040 e tinha previsão de encerramento neste domingo (25), ao meio-dia, na Praça do Cruzeiro, em Brasília, após um percurso de cerca de 240 quilômetros. No entanto, devido às fortes chuvas registradas no Distrito Federal, o ato ainda não foi oficialmente concluído.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.