Portal O Dia

Chuvas de meteoro e eclipses: veja os fenômenos astronômicos de 2025

O ano de 2025 trará uma série de eventos astronômicos imperdíveis para os brasileiros. Entre superluas, eclipses lunares, conjunções planetárias e chuvas de meteoros, diversos fenômenos poderão ser observados a olho nu, sem a necessidade de telescópios ou binóculos.

O Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou, na última quinta-feira (3), o Calendário de Efemérides Astronômicas 2025. Além das datas importantes, a publicação inclui mapas celestes, tabelas de fases da Lua e informações sobre projetos de pesquisa em astronomia.

Paulo Pinto/Agência Brasil
Chuvas de meteoro e eclipses: veja os fenômenos astronômicos de 2025

De acordo com o astrônomo Daniel Mello, coordenador do projeto, 2025 será um ano de grandes acontecimentos astronômicos. O primeiro destaque ocorrerá já em 15 de janeiro, com a aproximação de Marte à Terra. “Esse fenômeno ocorre a cada dois anos e torna o planeta muito mais visível e brilhante no céu”, explica Mello. Entre os dias 12 e 18 de janeiro, o Planeta Vermelho estará visível durante a noite, sendo possível localizá-lo entre as constelações de Gêmeos e Câncer.

Além de Marte, o primeiro semestre de 2025 reserva outros eventos notáveis. O eclipse lunar total de 14 de março será visível no Brasil em todas as suas fases: penumbral, parcial, total e novamente parcial. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, destaca a beleza do fenômeno, que fará com que a Lua adote um tom avermelhado quando estiver totalmente na sombra da Terra. “O eclipse será especialmente interessante por ser visível em várias regiões do Brasil, e nós faremos uma transmissão ao vivo no canal do YouTube”, afirma Josina.

Jailson Soares/O Dia
Chuvas de meteoro e eclipses: veja os fenômenos astronômicos de 2025

Outro evento marcante será a conjunção de Lua, Vênus, Saturno e Mercúrio, que ocorrerá na madrugada do dia 25 de abril. No segundo semestre, o céu trará ainda mais surpresas. No dia 12 de agosto, Vênus e Júpiter estarão em uma rara conjunção, e entre os dias 13 e 14 de dezembro, será possível observar uma chuva de meteoros. Além disso, três superluas iluminarão as noites de outubro, novembro e dezembro, sendo a mais impressionante a Lua Cheia do Perigeu, em 5 de novembro, quando a Lua estará mais próxima da Terra e aparecerá um pouco maior e mais brilhante.

Outro fenômeno intrigante será a aproximação de Vesta, um dos maiores asteroides do Sistema Solar, que estará mais próximo da Terra em maio. Para observar esse evento, será necessário algum equipamento, como telescópios simples, e mais conhecimento do céu. Mello alerta que esse fenômeno é recomendado para os observadores mais experientes.

Para quem deseja observar esses fenômenos, os astrônomos recomendam que se busque locais mais afastados da iluminação das grandes cidades, como regiões rurais ou serranas. A condição climática também é um fator importante. Josina recomenda acompanhar o céu em períodos secos, quando a visibilidade tende a ser melhor, mas destaca que, em 2025, muitas das observações serão transmitidas ao vivo, permitindo que todos acompanhem os fenômenos de qualquer lugar do Brasil.

“O Observatório Nacional voltará com o programa Olhando para o Céu e também trará, no final de cada mês, o Céu do Mês Seguinte, com previsões e detalhes sobre os fenômenos visíveis no país”, conclui Josina.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.