O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por uma nova cirurgia neste sábado (27) para tratar soluço persistente, confirmou a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro. O procedimento foi realizado no nervo frênico, responsável pelo controle do diafragma, com o objetivo de aliviar as crises que o ex-presidente enfrenta há nove meses.
LEIA TAMBÉM
Inicialmente prevista para a segunda-feira (29), a cirurgia foi antecipada e realizada neste sábado. Trata-se de um bloqueio anestésico do nervo frênico, localizado na região da coluna cervical e que se estende até o diafragma.
Na quinta-feira (25), Bolsonaro passou por outra cirurgia para tratar uma hérnia inguinal, que não tem relação direta com os soluços. A operação marcou a oitava intervenção cirúrgica do ex-presidente desde o atentado sofrido durante a campanha de 2018.
Michelle Bolsonaro informou que recebeu a confirmação da equipe médica de que o procedimento foi concluído com sucesso. Ela destacou que o ex-presidente permanecerá em observação por cerca de 30 minutos e agradeceu o apoio de todos que acompanharam o caso.
"Recebi a mensagem de Cláudio Birolini informando que o procedimento foi concluído. Seguimos em oração para que seja exitoso esse procedimento e para uma boa recuperação. Ele permanecerá em observação por mais 30 minutos. Gratidão a todos que intercederam e à incrível equipe médica", disse em publicação no Instagram.
O ex-presidente foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação pela trama golpista.
Nas redes sociais, o filho Carlos Bolsonaro comentou sobre a cirurgia: “Meu pai volta à mesa de cirurgia novamente! Meu irmão, Jair Renan Bolsonaro, está aguardando no hospital para mais informações, pois não é possível visita de mais de um filho no mesmo horário. Pra que isso, Meu Deus?!”, escreveu.
O que é o nervo frênico?
O nervo frênico é responsável pelo controle do diafragma, principal músculo envolvido na respiração. Ele se origina na região cervical da coluna (pescoço) e se estende até o diafragma, transmitindo sinais que permitem a expansão e contração do pulmão. Procedimentos médicos nesse nervo, como bloqueios anestésicos, podem ser usados em casos raros para tratar soluços persistentes, mas são considerados invasivos e exigem acompanhamento especializado.
Por que ele é importante clinicamente?
Como ele controla a respiração, problemas neste nervo podem ser sérios:
- Soluços: A irritação do nervo frênico é uma das causas mais comuns de soluços persistentes (o soluço é um espasmo do diafragma).
- Paralisia Diafragmática: Se o nervo for lesionado (por trauma, cirurgia ou doença), o lado do diafragma correspondente pode paralisar. Se apenas um lado for afetado, a pessoa pode ter falta de ar leve; se ambos forem afetados, a respiração torna-se muito difícil.
- Dor Referida: Como o nervo nasce no pescoço, às vezes um problema no diafragma (como irritação por sangue ou infecção) pode ser sentido como uma dor no ombro. O cérebro "confunde" a origem da dor porque os nervos do ombro e do diafragma entram na medula no mesmo nível (C3-C5).
Com informações da Agência Brasil.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.