Portal O Dia

Bolsonaro e Tarcísio de Freitas se encontrarão nesta quinta-feira (22), com autorização de Moraes

O atual governador do estado de São Paulo e ex-ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a visitar o ex-presidente na prisão. Atualmente, Bolsonaro está preso na Papudinha, como é conhecida a Sala de Estado Maior do 19º Batalhão da Policia Militar do Distrito Federal (PMDF), no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

O pedido pelo encontro partiu de Bolsonaro e foi autorizado a acontecer na próxima quinta-feira (22), com duração máxima de até três horas, entre as 8h e 11h, de acordo com as regras da Papudinha. O ex-presidente foi movido para o local na última quinta-feira (15), onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por ter liderado uma tentativa de golpe de Estado.

Reprodução/X
Bolsonaro e Tarcísio de Freitas se encontrarão nesta quinta-feira (22), com autorização de Moraes

Com exceção de advogados, médicos e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (autorizados a se reunir com o presidiário sempre que necessário, segundo os horários da unidade prisional), todas as pessoas que visitam Jair devem antes ser vetadas por Alexandre de Moraes, que foi relator da ação em que o ex-presidente foi condenado pelo Supremo.

A visita autorizada pelo ministro do STF será a primeira reunião entre Jair Bolsonaro e seu aliado Tarcísio de Freitas no ano de 2026. Os dois se encontraram pela última vez em setembro de 2025, quando o ex-presidente ainda estava em prisão domiciliar. Desde então, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi lançado pelo pai como candidato à Presidência da República em seu lugar.

Atualmente, a expectativa geral é que o antigo mandatário e o governador de São Paulo rediscutam o futuro do cenário eleitoral após as últimas movimentações da família Bolsonaro. O membro do Republicanos é um dos principais nomes cotados para a representação da direita na corrida presidencial de outubro, sendo o candidato favorito de uma ampla ala de políticos conservadores.

Tarcísio de Freitas, entretanto, ainda não se lançou oficial ou formalmente como candidato, dando a entender que poderá concorrer à reeleição no estado de São Paulo ao invés de concorrer à Presidência. O esperado é que ele anuncie, em breve, se irá apostar na corrida presidencial ou se, como aliado de Bolsonaro, dará apoio a Flávio Bolsonaro.

Conforme o calendário eleitoral, os partidos têm até o prazo de 5 de agosto para definir, em convenções partidárias, seus candidatos para as eleições de 2026. O registro das candidaturas deverá ser efetuado até o prazo de 15 de agosto. O primeiro turno das eleições de 2026 acontece em 3 de outubro, enquanto o segundo, se ocorrer, está marcado para o dia 31 do mesmo mês.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.