A atriz e comediante que marcou gerações na televisão brasileira, Berta Loran, morreu aos 99 anos na noite de domingo (28), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo hospital Copa D’Or, em Copacabana, onde a artista estava internada.
LEIA TAMBÉM
Nascida em Varsóvia, na Polônia, em 1926, Berta Loran chegou ao Brasil ainda criança, aos 9 anos, e construiu uma trajetória artística que atravessou mais de sete décadas. A artista se destacou em produções da TV Globo, no teatro e no cinema, consolidando seu nome no cenário cultural brasileiro.
Na televisão, Berta Loran ficou conhecida pelo papel da portuguesa Manuela D’Além Mar na Escolinha do Professor Raimundo, além da empregada Frosina, da novela Amor com Amor Se Paga (1984). Ela também esteve em produções como Cambalacho (1986), Cama de Gato (2010), Ti-Ti-Ti (2011), Cordel Encantado (2011) e A Dona do Pedaço (2019).
Entre os humorísticos, participou de atrações como Balança Mas Não Cai, Faça Humor, Não Faça Guerra, Planeta dos Homens e Zorra Total. No cinema, a atriz esteve em títulos como Como Matar uma Sogra e O Amante de Minha Mulher, ambos de 1978, além de Até que a Sorte nos Separe 2 (2013). No teatro, participou de montagens como Ainda Estou Aqui! (2004), em homenagem ao humorista Costinha.
Em 2016, quando completou 90 anos, Berta Loran foi homenageada pelo produtor cultural João Luiz Azevedo com um livro biográfico, documentário e exposição com objetos e registros de sua carreira.
Depois de mais de duas décadas afastada de papéis fixos em novelas, Berta Loran retornou em Cama de Gato (2010) e seguiu com participações em produções da Globo. Sua última aparição na televisão foi em A Dona do Pedaço (2019), interpretando Dinorá
Filmografia
Mas em termos de reconhecimento público, Berta Loran é muito mais lembrada por participações em programas como:
- Zorra Total
- Escolinha do Professor Raimundo
- Os Trapalhões (eventualmente)
- Rio, Quatrocentos Anos (1965)
- Três Palhaços e Meio (1968)
- Banana Mecânica (1974)
- Deu Prá Ti Anos Setenta (1976)
- O Cavalinho Azul (1984)
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.