Portal O Dia

Bebida alcoólica com metanol? Veja como identificar uma bebida adulterada

O registro de três mortes e outros casos em investigação acendeu um alerta sobre os riscos da bebida adulterada com metanol. De acordo com o governo do estado de São Paulo, desde junho deste ano, foram confirmados seis casos de intoxicação por metanol com suspeita de consumo de bebida adulterada.

O metanol, usado na indústria química e em combustíveis, não é destinado ao consumo humano, mas tem sido identificado em falsificações de bebidas alcoólicas. É altamente prejudicial quando é consumido por pessoas e pode levar à morte mesmo em doses pequenas. Saiba mais sobre como identificar as bebidas adulteradas, os principais sintomas em caso de intoxicação e a diferença entre metanol e etanol. 

Reprodução/ Freepik
Bebida alcoólica com metanol? Veja como identificar uma bebida adulterada

A Secretaria da Saúde e órgãos de fiscalização reforçam a recomendação de que consumidores só adquiram produtos de fabricantes regularizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal. “A recomendação do CVS é que bares, empresas e demais estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos oferecidos, e que a população adquira apenas bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, evitando opções de origem duvidosa e prevenindo casos de intoxicação que podem colocar a vida em risco”, diz a pasta.

O que é o metanol e por que é perigoso?

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o metanol é um composto químico da família dos álcoois, de fórmula CH3OH, utilizado na produção de solventes, adesivos, revestimentos e combustíveis. É altamente tóxico ao organismo humano e pode levar à morte mesmo em pequenas doses.

Enquanto o metanol é impróprio para consumo, o etanol é produzido a partir da fermentação de açúcares e está presente em bebidas alcoólicas em concentrações seguras. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estabelece limites mínimos apenas para traços inevitáveis de metanol em decorrência da fermentação, mas o uso deliberado da substância em bebidas é proibido.

O que é uma bebida adulterada?

Bebida alcoólica adulterada é aquela que não atende ao padrão legal definido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e que teve a sua composição modificada indevidamente, seja pela adição, retirada, substituição ou modificação de ingredientes que podem levar o consumidor a erro ou colocar sua saúde em risco.

Ao notar alguma diferença, o consumidor não deve realizar testes caseiros como cheirar, provar ou tentar queimar a bebida. Essas práticas não são seguras nem conclusivas. Em caso de ingestão e sintomas suspeitos, a orientação é buscar atendimento médico imediato.

Sintomas de intoxicação por bebida adulterada

Após o consumo, sinais como visão turva, dor de cabeça forte, tontura, náusea e rebaixamento do nível de consciência podem indicar intoxicação. Nesses casos, o consumidor deve procurar atendimento médico imediato.

Como identificar se a bebida é original

O Procon-SP orienta que o consumidor verifique sempre:

Também é recomendado desconfiar de preços muito abaixo do mercado, que podem indicar sonegação ou adulteração.

Com informações da Agência Brasil.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.