Portal O Dia

Aposentados e pensionistas têm até o dia 14 para contestar descontos indevidos e garantir ressarcimento

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em benefícios previdenciários têm até a próxima sexta-feira (14) para realizar a contestação e garantir o ressarcimento dos valores. Desde a abertura do sistema, mais de 5,9 milhões de contestações já foram registradas por vítimas do golpe.

José Cruz/Agência Brasil
Aposentados têm até o dia 14 para contestar descontos indevidos e garantir ressarcimento

Até o fim de outubro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) havia informado que mais de R$ 44,02 milhões em ressarcimentos foram pagos a aposentados e pensionistas do Piauí. À época, 65 mil piauienses já tinham aderido ao acordo, o que representa 70,68% do total de 93.072 beneficiários aptos no estado.

Para garantir a devolução dos valores descontados, o primeiro passo é realizar a contestação, que pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou nas agências dos Correios.

No aplicativo, basta clicar em “Não autorizei o desconto” para registrar a contestação. A entidade responsável pelo desconto tem até 15 dias úteis para responder. Caso não haja resposta dentro desse prazo, o sistema abre automaticamente a opção para o beneficiário aderir ao acordo de ressarcimento.

O prazo para contestar os descontos termina em 14 de novembro, mas a adesão ao acordo de ressarcimento continuará aberta e poderá ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS quanto presencialmente nas agências dos Correios.

Para aderir ao acordo pelo aplicativo, o segurado deve fazer login com CPF e senha, clicar em “Consultar pedidos” e depois em “Cumprir exigência”. Em seguida, é necessário rolar até o último comentário, selecionar “Sim” em “Aceito receber” e enviar.

O INSS alerta que não é possível aderir ao acordo pela Central 135.

Cuidado com golpes

O INSS reforça que não envia links, SMS ou mensagens solicitando dados pessoais, não cobra taxas e não utiliza intermediários. Toda a comunicação é feita apenas pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, site gov.br/inss, Central 135 e agências dos Correios.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.