Um adolescente de 13 anos morreu nesta quinta-feira (29) após sofrer um ataque de tubarão na praia Del Chifre, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A vítima foi identificada como Deivison Rocha Dantas, que estava no mar com amigos no momento do ataque.
LEIA TAMBÉM
Segundo informações apuradas no local, o adolescente foi mordido na parte de trás da coxa direita por volta das 14h20, enquanto brincava próximo à faixa de areia. Após o ataque, Deivison foi retirado da água por banhistas e recebeu os primeiros socorros ainda na praia. Em seguida, ele foi encaminhado ao Hospital Tricentenário, também em Olinda, para atendimento médico.
De acordo com a equipe médica, o adolescente teve uma parada cardiorrespiratória e já chegou sem vida ao serviço médico. "Ele tinha uma lesão bastante extensa na coxa direita, local de artérias que irrigam os membros inferiores, e como a lesão foi bastante extensa, provavelmente ele perdeu bastante sangue", explicou o médico que atendeu o garoto, Levi Dailton.
A região é conhecida pelo histórico de ataques de tubarão. Com esse caso, já são seis incidentes registrados nesse trecho. Com a morte de Deivison, Pernambuco chega a 27 mortes de vítimas de tubarão, em um total de 82 ocorrências registradas desde 1992.
As principais espécies consideradas potencialmente agressivas para seres humanos que habitam a região são o tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) e o tubarão-cabeça-chata (Carcharhinus leucas), ambas comuns em áreas costeiras e estuarinas.
Há quase três anos não havia registro de ataques na orla do estado. Atualmente, a área está sem monitoramento. No início deste ano, o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões lançou um edital para retomar esse trabalho.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.