Faltam cerca de 15 dias para o Piauí Pop 2023! E a segurança é um dos pontos de maior preocupação da organização do festival. Nesta segunda-feira (19) uma reunião entre forças de segurança e os organizadores do evento definiu o esquema para garantir um festival tranquilo ao público e também aos profissionais que vão trabalhar nos cinco dias de Piauí Pop. O evento terá uma segurança privada, com 300 agentes. Eles se dividirão em 150, dentro do Albertão, e outros 150 na parte externa, conhecida como “Vilia Olímpica” do estádio.
Já as forças de segurança – Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e STRANS – atuarão do lado de fora do estádio, sobretudo nas avenidas Barão de Castelo Branco, Gil Martins e Rua Motorista Joca. “Dentro esses 300, nós temos 30 coordenadores, em vários setores do evento. Somente na portaria nós teremos 10 coordenadores, fazendo a segurança na parte da entrada, onde serão feitas revistas com homens e revista também para mulheres com segurança feminina. A questão foi um pedido do Ministério Público e nós nos comprometemos a cumprir”, disse Marcelo Araripe, responsável do evento pela parte da segurança.
O Coronel Galvão, que integra o esquema de segurança, explicou que haverá barreiras instaladas nas proximidades do estádio. “Todas as forças vão poder juntos fazer um evento seguro, temos que observar que ali é um local fechado. Mas haverá também algumas atrações que ocorrerão ali naquele lado externo. Reforço tanto na questão do trânsito, como na questão das revistas das pessoas que foram se aproximar. Para que, todo o evento seja seguro tanto a parte interna quanto da parte externa, ou mesmo para as pessoas que residem ali na região”, disse o coronel.
O trabalho de criação do esquema de segurança leva em consideração os diversos locais onde terá apresentações e outras ações do Piauí Pop. Como o espaço “Tem Futuro”, que acontece nas tardes dos dias 4, 5 e 6 de julho no prédio da Fiepi, ao lado do Albertão. Esse ponto específico apresentará a maneira que o Piauí Pop enxerga o futuro, valorizando a capacidade produtiva e acreditando no potencial empreendedor e inventivo dos jovens piauienses. O espaço terá o objetivo de fomentar discussões sobre tecnologia, sustentabilidade, economia criativa e responsabilidade.
São esperadas cerca de 20 mil pessoas por evento. “A gente para e pensa: na última edição que aconteceu o Piauí Pop, a gente se quer tinha whatsapp. Então o mundo mudou drasticamente nesse intervalo. Por outro lado, tem algumas coisas também que não mudaram e possivelmente não vão mudar. A gente costuma dizer que o Piauí Pop não começou no primeiro dia de festival. Ele começou naquele momento que as pessoas, espontaneamente, pegaram a bandeira do Piauí e colocaram sobre suas cabeças. é durante show do Biquini Cavadão. Acho que isso é que traduz o orgulho”, lembra Tiago Peixoto, organizador do Piauí Pop.
Mudanças no trânsito
A STRANS esteve presenrte na reunião porque devido ao Piauí Pop, as avenidas Gil Martins, Barão de Castelo Branco, Miguel Rosa, Barão de Gurguéia e outras vias importantes da zona Sul serão impactadas pelo evento. Na reunião, foram apresentadas ações para amenizar os transtornos ao público do evento, moradores das comunidades vizinhas e, principalmente, não atrapalhar o fluxo de funcionários, pacientes, visitantes e ambulâncias do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).