O Piauí vive um momento de avanço na inovação, e parte desse crescimento vem do trabalho desenvolvido pelo Sebrae Piauí, que tem apoiado o surgimento e expansão de startups em diferentes setores da economia. O estado tem mostrado grande potencial, especialmente nas áreas de Saúde, Educação e Agronegócio, segmentos considerados estratégicos e que acompanham o ritmo econômico piauiense.
Segundo o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae Piauí, Samuel Moraes, o Sebrae oferece uma estrutura completa para quem deseja transformar uma ideia em um negócio inovador. “O Sebrae disponibiliza hoje uma série de instrumentos, infraestrutura, suporte e capacitação, tudo que o empreendedor precisa para começar sua ideia de startup com menos incertezas sobre esse negócio. Diariamente, o Sebrae oferece consultorias gratuitas para quem deseja iniciar o planejamento da sua startup, com ferramentas modernas, as mesmas que são trabalhadas nos grandes centros de inovação do país e do exterior”, explicou.
De acordo com o gerente, o Sebrae domina metodologias atualizadas e modelos de aceleração amplamente usados no ecossistema global de inovação, permitindo que o empreendedor passe pelas etapas mais importantes de criação de uma startup. “Todas essas metodologias, o Sebrae já se apropriou e consegue trabalhar com esses empreendedores, desde ajudando a tirar a ideia do papel, iniciando os primeiros testes, capturando os primeiros clientes, como colocando esses empreendedores em grandes eventos e em oportunidades de negócio, como o Summit, do Marcas Inesquecíveis”, fala.
Além das capacitações, o Sebrae mantém uma rede de parcerias com instituições do ecossistema local, que ajudam a ampliar o acesso a recursos e tecnologias. “Temos uma série de parcerias, junto com outras instituições do nosso ecossistema local de inovações, que ajudam a trazer recursos e outras ferramentas importantes para esses empreendedores conseguirem conquistar o mercado”, citou.
Subsídios para aquisição de tecnologia e apoio a quem não é desenvolvedor
O Sebrae também oferece soluções voltadas a empresários que desejam adotar tecnologia, mas não são desenvolvedores. Entre elas, está o programa de financiamento de aquisição de tecnologia, que subsidia até 70% do valor de ferramentas como sites, softwares, aplicativos e lojas virtuais.
Outra iniciativa é o Reembolso Tecnológico, que permite ao empreendedor solicitar até R$ 2 mil de reembolso na assinatura de softwares essenciais para o negócio. A intenção é impulsionar a transformação digital dos pequenos negócios piauienses.
Além disso, as acelerações do Sebrae, que duram até quatro meses, oferecem capacitações intensivas e consultorias individuais. Durante esse período, o empreendedor aprende sobre validação, modelagem de negócios e jornada de criação da startup.
Piauí já tem mais de 600 startups mapeadas
A plataforma Sebrae Startups reúne mais de 22 mil startups cadastradas em todo o Brasil, sendo 600 somente no Piauí. Para Samuel, isso demonstra o interesse crescente do estado pela inovação.
“Conseguimos observar que há mais presença do segmento nas áreas da Saúde, Educação e do Agronegócio, o que conversa um pouco com a dinâmica de negócios do Piauí, que é fortalecida nessas áreas. E vemos que existe um interesse do empreendedor de startups em criar soluções para resolver problemas tecnológicos dessas cadeias produtivas”, afirmou.
No Summit, do Marcas Inesquecíveis, diversas startups irão apresentar soluções voltadas ao varejo, atendimento e automação. “São soluções voltadas para o varejo e venda, como ferramentas de inteligência artificial que buscam a automatização do atendimento, no delivery, a controlar a rota de atendimento de vendedores externos, entre outras”, explicou.
Para Samuel, eventos como esse aproximam quem produz soluções e quem precisa delas. “É uma grande oportunidade um evento como este, porque você conecta quem precisa de soluções tecnológicas e quem tem a oferecer, e o empresariado piauiense consegue fortalecer o ecossistema local, sem precisar buscar essas soluções fora do estado”, enfatiza.
Piauí se destaca nacionalmente
Conforme Samuel Moraes, o Piauí vem ganhando visibilidade no cenário da inovação. Em 2025, o Sebrae lançou o programa Startup Nordeste, que recebeu cerca de 580 propostas de inovação só do Piauí. O resultado trouxe ao estado o evento Nordeste On (Neon), que conectou o ecossistema nacional ao piauiense. “Os piauienses da área de inovações são competitivos, participando dessas seleções e se destacando nacionalmente”, concluiu.