Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministério Público quer suspender eleição antecipada na Federação de Futebol do Piauí

Promotor José Reinaldo Leão Coelho aponta irregularidades no pleito eleitoral da entidade que gere o futebol profissional no estado

14/01/2025 às 10h00

O Ministério Público do Piauí (MPPI), através de documento assinado pelo promotor de justiça José Reinaldo Leão Coelho, titular da 25ª Promotoria de Justiça de Teresina, recomendou que a Federação de Futebol do Piauí (FFP) suspenda o processo eleitoral para a presidência da instituição que está marcado para esta quarta-feira (15/01).

Segundo o entendimento do promotor, o processo eleitoral organizado pela FFP fere alguns dos pontos estatutários da entidade. Entre as irregularidades apontadas pelo MPPI, está a antecipação eleitoral, já que o mandato atual vai até 2026 e o pleito definiria os mandatários para mandato entre 2027 e 2030.

Reunião na sede da FFP - (Reprodução / FFP) Reprodução / FFP
Reunião na sede da FFP

Além disso, o promotor José Reinaldo Leão Coelho também aponta falhas em prazos no pleito, com o edital de convocação tendo sido assinado no dia 03 de janeiro, uma sexta-feira, presumindo-se que foi publicado em mural apenas na segunda-feira, dia 06 de janeiro, configurando um intervalo de apenas nove dias até a data da eleição quando o prazo mínimo é de 10 dias.

"Tais irregularidades comprometem os princípios da publicidade e transparência, essenciais para garantir a legitimidade e o caráter democrático do processo eleitoral", escreveu o promotor no documento que traz a recomendação para a suspensão do processo eleitoral.

Além de recomendar que a FFP suspenda a eleição, o Ministério Público também quer que a entidade não volte a realizar o pleito eleitoral antes de 2026, como rege o seu estatuto, e dá um prazo de 24 horas para que a Federação relate as providências tomadas sobre a situação sob pena de adoção das medidas judiciais.

Chapa única na FFP

No dia 07 de janeiro, o atual presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Robert Brown Carcará, registrou oficialmente a sua candidatura à reeleição através da chapa “Trabalho e Progresso”, relatando ter um expressivo apoio de clubes e entidades com poder de voto no pleito.

Robert Brown, presidente da FFP - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Robert Brown, presidente da FFP

Robert Brown Carcará está no comando da FFP desde novembro de 2018, quando assumiu a gestão após o falecimento do então presidente, Cesarino Oliveira, e depois sendo reconduzido ao cargo para mandato em 2023 e 2026.

A reportagem do portalodia.com entrou em contato com a Federação de Futebol do Piauí que, por meio de nota, informou que recebeu a recomendação do Ministério Público e acionou o seu corpo jurídico para a defesa. Segundo a FFP, a eleição segue mantida para esta quarta-feira (15). Confira a nota na íntegra:

A Federação de Futebol do Piauí recebeu uma recomendação por parte do Ministério Público do Piauí para suspensão do processo de eleição. Prontamente a instituição acionou seu corpo jurídico para realizar defesa.

A eleição segue confirmada para amanhã, 9h, na sede da FFP.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.