Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que mais de 50 milhões de pessoas usam óculos diariamente no Brasil, e este número vai dobrar nos próximos 20 anos devido à exposição excessiva à luz azul, como as de celular, tablet e televisão. Além disso, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) já revelaram que cerca de 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo apresentam algum problema de visão.
Mais do que uma necessidade, os óculos se tornaram, naturalmente, um acessório de estilo, especialmente para quem busca compor o visual com personalidade. Nesse sentido, cada vez mais pessoas têm incorporado esse item ao vestuário, refletindo sua identidade visual. Com a evolução da tecnologia ao longo dos anos, as lentes também passaram por melhorias significativas e, além de corrigirem a visão, oferecem mais conforto, com tratamentos que reduzem os efeitos nocivos das telas.
Segundo Luana Oliveira, gerente da Ótica Diniz, os óculos já fazem parte da vida das pessoas, seja por necessidade ou estética. “Algumas pessoas usam óculos sem grau porque querem que esse acessório componha o estilo que desejam transmitir. Então, além da saúde, os óculos se tornaram um item de moda, e isso é uma tendência, já que eles vêm se modernizando. No mercado, há diversos tipos de lentes, como as translúcidas e as coloridas, o que tem conquistado muitos adeptos”, comenta.
Além disso, as lentes incorporam tecnologias que agregam ainda mais valor ao produto. É possível encontrar, por exemplo, modelos com proteção contra a luz azul, que bloqueiam os raios UV e a luz azul-violeta, permitindo a passagem apenas da luz azul-turquesa, considerada benéfica ao organismo.
“Tudo isso traz mais qualidade para o usuário, suprindo suas necessidades e, acima de tudo, oferecendo proteção, que hoje é o principal objetivo. O médico faz a indicação conforme a necessidade do paciente, mas essas tecnologias também podem ser aplicadas em lentes sem grau, para quem busca apenas proteção”, destaca Luana Oliveira.
Na hora de escolher um óculos, é importante estar atento a fatores como modelo, formato e cor. Para evitar erros na hora da compra, a dica é contar com o auxílio de um consultor especializado. Esse profissional faz uma análise do usuário, considerando formato do rosto, tom de pele, cor dos cabelos e dos olhos, e indica o modelo que melhor se adapta.
“Analisamos não apenas o formato do rosto, mas também a personalidade e aquilo que a pessoa deseja comunicar, pois isso faz toda a diferença. Ignorar esses pontos pode resultar em uma compra pouco assertiva. A consultoria nos permite identificar o tamanho ideal do óculos e o modelo que combina com a rotina e o estilo de vida do cliente”, ressalta a gerente.
Os óculos podem ser produzidos com diferentes materiais. O acetato é o mais tradicional e utilizado, mas outros também se destacam, como os feitos de metal, com fio de nylon ou parafusados, sendo este bastante versátil, por ser discreto e permitir a troca do formato das lentes sem a necessidade de trocar a armação.
Para garantir maior durabilidade das lentes e da armação, é importante adotar alguns cuidados básicos, como na limpeza e na hora de guardá-los. A recomendação é lavar com água e sabão líquido neutro e guardar sempre na caixinha ou em um local seguro, longe do risco de quedas.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.