Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após garantir acesso, Atlético-PI mira conquista do título inédito da Série A3

Possível título seria a primeira conquista do futebol piauiense (tanto no masculino, quanto no feminino) como campeão de uma competição em nível nacional.

16/06/2025 às 11h51

Com vaga assegurada na Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino de 2026, após vencer o Ceará por 3 a 0 no Albertão, o Atlético-PI mira agora realizar um outro feito, que seria histórico: conquistar o primeiro título de campeão de uma competição de nível nacional para o futebol piauiense: o título da Série A3. Apenas quatro jogos separam o CAP de levantar a taça da terceira divisão feminina.

Nas semifinais, as meninas do Cavernão terão pela frente o duelo contra o Doce Mel-BA e por terem tido campanha melhor que as adversárias, terá a vantagem de fazer o jogo de volta em casa, no Albertão.

Após garantir acesso, Atlético-PI mira conquista do título da Série A3 - (Lucas Batista / Ascom Cap) Lucas Batista / Ascom Cap
Após garantir acesso, Atlético-PI mira conquista do título da Série A3

A técnica Renata Costa não escondeu esse desejo de conquistar o título da Série A3. "Agora, é pensar em título, e pensar em Copa do Brasil, não podemos esquecer disso. E a gente quer mais, queremos escrever nossa história aqui no CAP, e o título vai vir para coroar", disse em entrevista coletiva após a partida. Para isso, além de passar pelo Doce Mel nas semifinais, o CAP precisaria levar a melhor em uma eventual final entre os adversários da outra semi, no caso Itabirito-MG ou Vila Nova-GO.

Em 2015, o futebol piauiense quase conquistou seu primeiro título de campeão em uma competição de nível nacional. Naquele ano, o River chegou às finais da Série D no masculino e garantiu o acesso à Série C daquele ano. Porém após perder por 3 a 2 para o Botafogo-SP fora de casa e empatar em 0 a 0 no Albertão, o título foi para Ribeirão Preto e o Galo ficou com o vice-campeonato.

Outra campanha de destaque em torneios nacionais foi a do Altos de 2020. Naquele ano, o Jacaré também subiu de divisão e chegou até às finais da Série D, mas caiu para o Mirassol antes de chegar à final.

O jogo

Na partida, o Atlético Piauiense soube desde o início comandar as ações ofensivas. Os primeiros minutos de jogo foram de grande domínio do time da casa, com boas chances de gols sendo desperdiçadas até que Silmara, ainda aos nove minutos, marcou após receber lançamento e finalizar na saída da goleira.

Depois do gol, o Ceará melhorou na partida e chegou a assustar a goleira Grazy, que fez boas defesas garantindo a vantagem antes do intervalo. Na volta para o segundo tempo, o time cearense voltou a criar chances pressionando o Atlético Piauiense, que resistiu bem aos avanços das adversárias e soube matar o jogo na hora certa, com Dani marcando o segundo gol aos 35 minutos e Lorena, já nos acréscimos, fechando o placar.

Atlético venceu bem o Ceará e garantiu vaga na Série A2 de 2026. - (Reprodução / Redes Sociais / CAP) Reprodução / Redes Sociais / CAP
Atlético venceu bem o Ceará e garantiu vaga na Série A2 de 2026.

A vitória elástica do time piauiense garantiu o acesso à Série A2 do Brasileiro Feminino após empate por 2x2 na primeira partida, disputada em Fortaleza. Ainda na disputa pelo título da Série A3, as meninas do Atlético Piauiense encaram o Doce Mel, da Bahia, na semifinal da competição. Vila Nova-GO e Itabirito-MG, fazem a outra semifinal. A CBF deve informar nos próximos dias as datas e horários dos jogos das semifinais.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.