O técnico do Atlético Piauiense, Jerson Testoni, avaliou a equipe após os dois primeiros amistosos visando a temporada de 2026. Depois de vencer o IAPE e empatar com o Maranhão, o comandante elogiou o elenco e afirmou que, apesar da necessidade de alguns ajustes pontuais, o Cavernão, segundo ele, fará uma grande competição. Testoni confirmou ainda que o CAP realizará mais dois amistosos: novamente contra o Maranhão e diante do Águia de Marabá.
Testoni ressaltou que, apesar de o Maranhão disputar a Série C, o Atlético conseguiu equilibrar bem a partida. “Eu avalio como um teste positivo. Enfrentamos uma grande equipe, uma equipe de Série C, que também vem jogando há bastante tempo juntos. A gente sabia que o cenário da partida era uma situação um pouquinho diferente dos três primeiros trabalhos que havíamos realizado. Imaginamos que o Maranhão iria nos pressionar, então foi uma coisa importante também, um teste diferente. E realmente foi assim, o Maranhão nos pressionou no começo de jogo. Eles tiveram as maiores ações, principalmente nos dez primeiros minutos. Depois a minha equipe equilibrou bem”, destacou.
Após os dez primeiros minutos de domínio do adversário, a equipe piauiense conseguiu encaixar o jogo e abrir o placar. “Conseguimos fazer melhores encaixes, sair um pouquinho melhor dessa pressão deles, ficar com a bola, que é a nossa ideia, e fizemos o gol. Depois tivemos uma oportunidade também, uma falta do Esquerdinha, o goleiro fez uma grande defesa. Logo após, teve uma bola na trave do Brown e levamos o primeiro tempo com muito equilíbrio”, comentou Testoni.
Ainda segundo o técnico do Atlético, para o segundo tempo foram feitas duas modificações, com as entradas de Manuel e Mandacaru. Testoni avaliou que os primeiros 15 minutos da segunda etapa foram produtivos e destacou que, mesmo jogando fora de casa, a equipe fez uma partida consistente.
No entanto, ele admitiu que, após realizar novas mudanças na equipe, o adversário cresceu no jogo e passou a pressionar mais. “A partir dos 15 [minutos] eu troquei todo mundo, e eu acho que a equipe do Maranhão cresceu um pouquinho mais e novamente nos pressionou. Sofremos o gol numa penalidade faltando 10 ou 15 minutos para terminar o jogo e no contexto geral eu fico muito feliz, acho que foi um excelente teste claro”, disse.
O primeiro amistoso da equipe foi realizado na quarta-feira (17), contra o IAPE, que disputará a primeira divisão do Campeonato Maranhense, além da Série D e da Copa do Brasil. Na oportunidade, o clube piauiense venceu por 1 a 0, com gol marcado por Gabriel Vieira. Já neste domingo, no empate em 1 a 1 contra o Maranhão, Anderson Sobral balançou a rede adversária.
O Atlético se reapresenta na tarde desta segunda-feira (22), em Teresina, e ficará em recesso entre os dias 23 e 25 de dezembro. O retorno acontece na próxima sexta-feira (26), com foco no jogo de volta contra o Maranhão, marcado para o dia 28. Um último amistoso, diante do Águia de Marabá, está agendado para o dia 5 de janeiro.
Amistosos realizados pelas equipes piauienses:
17/12: Atlético-PI 1 x 0 IAPE (MA)
18/12: Teresina 1 x 0 Piauí
19/12: Altos 0 x 0 Juazeirense (BA)
19/12: Fluminense-PI 2 x 0 IAPE
21/12: Piauí 2 x 2 IAPE
21/12: Fluminense-PI 1 x 0 Juazeirense
21/12: Maranhão 1 x 1 Atlético-PI.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.