A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu, na noite desta terça-feira (11), na Arena Pacaembu, o novo formato do Paulistão 2026, que passará a adotar um modelo semelhante ao da Liga dos Campeões da Europa. O sorteio também revelou os confrontos da primeira fase do campeonato, que começará em 11 de janeiro e terá a grande final marcada para 8 de março.
LEIA TAMBÉM
A principal mudança está na estrutura da competição. A fase inicial terá 16 clubes divididos em quatro potes, com cada equipe disputando oito rodadas em sistema de pontos corridos. No entanto, nem todos os times se enfrentarão nessa etapa, que garante todos os clássicos entre Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, que compõem o pote A, já na primeira fase.
Como será o novo formato do Paulistão 2026
No Pote A, estão os maiores campeões estaduais: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. O Pote B é ocupado por São Bernardo, Novorizontino, Red Bull Bragantino e Mirassol, respectivamente quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados no Paulistão 2025.
O Pote C é ocupado por Ponte Preta, Guarani, Velo Clube e Portuguesa, que terminaram a última edição entre a 9ª e a 12ª posição. E o Pote D reúne Botafogo e Noroeste, 13º e 14º colocados em 2025, e Capivariano e Primavera, que subiram do Paulistão A2.
Além dos 3 jogos dentro de cada pote, cada time disputará outras cinco partidas contra times de outros potes -estes cinco adversários foram definidos por meio do sorteio realizado no palco.
O sorteio definiu a posição de cada time dentro dos potes. Ou seja: os cruzamentos entre os potes foram pré-definidos de acordo com as posições dentro dos potes, mas o sorteio determinou o posicionamento de cada time nos potes e, consequentemente, os confrontos. A ordem dos jogos e os mandos será definida posteriormente, levando em conta critérios técnicos, de logística e de segurança.
Ao final da fase, os oito melhores avançam para as quartas de final, em jogo único, com empates decididos nos pênaltis. As semifinais também serão em partida única, e a grande final está programada para o dia 8. Os dois últimos colocados ao final da primeira fase são rebaixados ao Paulistão A2 2027.
Onde assistir ao Paulistão 2026
Em 2026, a competição chegará ao quinto ano neste modelo, com Record TV, TNT Sports (TNT e HBO Max) e YouTube CazéTV, que transmitirão os jogos ao vivo, ampliando o alcance e a diversificação de público entre TV aberta, fechada, streaming e plataformas digitais.
A Record e o YouTube, na CazéTV, transmitirão 19 partidas da competição (Final, 2 jogos de semifinal, 2 jogos de quartas de final, 14 jogos da primeira fase, incluindo 4 clássicos).
A TNT Sports passará a exibir, a partir de 2026, todos os jogos do Paulistão. Todas as partidas do torneio serão transmitidas pela plataforma de streaming HBO Max, enquanto duelos selecionados serão exibidos pelo canal TNT (TV Fechada). Nas plataformas digitais, a TNT Sports seguirá trazendo todos os melhores momentos, entrevistas, conteúdos especiais e interatividade.
Com informações da Federação Paulista de Futebol.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.